Tem dúvidas na interpretação das faturas da luz e da eletricidade? Sabe quais são os equipamentos mais eficientes em termos energéticos? Se a resposta for afirmativa, a NiB tem boas notícias.
Agora pode dirigir-se ao balcão S. ENERGIA + Próximo, no número 22A da Rua José Elias Garcia, para esclarecer todas as dúvidas. O espaço de atendimento, inaugurado na passada quinta-feira, 13 de março, faz parte de um projeto inovador que “oferece um serviço de aconselhamento gratuito sobre eficiência energética, energias renováveis, mobilidade sustentável e incentivos disponíveis, contribuindo para um uso mais consciente e responsável da energia”, pode ler-se no site do município.
Neste balcão, os barreirenses terão acesso a técnicos especializados e preparados para esclarecer todas as questões relacionadas com o tema, sempre com o objetivo de “reduzir os custos com energia e melhorar o desempenho energético, de forma a combater a pobreza energética”.
Além do foco na eficiência energética, o balcão passa a ter, também, um papel ativo na promoção da mobilidade sustentável. “Incentiva-se o andar a pé para pequenas deslocações, o uso dos transportes públicos existentes na região e a utilização de veículos mais amigos do ambiente, como os elétricos e as bicicletas.”
A iniciativa “pioneira”, disponível para todos os munícipes, resulta da colaboração entre a S.ENERGIA – Agência Regional de Energia e os seus municípios associados (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete), e está integrada na Rede de Espaços Energia, coordenada pela ADENE – Agência para a Energia.
O evento de inauguração, que teve lotação esgotada, contou com a presença de diversas entidades e personalidades ligadas ao setor da energia e do ambiente. Entre os presentes estiveram Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia; Rui Pereira, presidente do Conselho de Administração da S.ENERGIA; Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE – Agência para a Energia; e Carlos Santos, presidente da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente.