na cidade

O guia completo para celebrar os 51 anos do 25 de abril no Barreiro

Estão preparadas várias atividades, espalhadas por todo o concelho, para assinalar a data histórica.
Há muito para fazer.

Tal como lhe contámos, o concerto de Tony Carreira, marcado para o próximo dia 24 de abril, quinta-feira, às 22 horas, no Palco das Marés, no recinto das festas do Barreiro, é um dos grandes destaques das celebrações da Liberdade, no Barreiro. No entanto, o programa das festas conta com diversos eventos, que incluem concertos, exposições, conferências, caminhadas, oficinas para miúdos e diversas atividades promovidas pelas coletividades e juntas de freguesia do concelho, ao longo deste mês.

No próximo sábado, 12 de abril, pelas 11 horas, o Convento da Madre de Deus da Verderena receberá as “Histórias Vivas — A Vaca que Pôs um Ovo”, uma leitura encenada da obra de Andy Cutbill, com interpretação da Companhia de Teatro Arteviva. Ainda nesse dia, o Coral TAB (Coral dos Trabalhadores das Autarquias do Barreiro), fundado em 1993, animará o público do auditório da Casa da Cidadania Cabós Gonçalves, com um concerto gratuito, marcado para as 16 horas.

Já no dia 13, entre as 11 horas e o meio-dia, a Biblioteca Municipal do Barreiro acolherá a oficina de artes visuais “Do Carvão ao Cravo”, destinada a miúdos dos cinco aos dez anos, com inscrição obrigatória e limite de dez participantes. A proposta é, segundo a organização, “eternizar o sentimento de liberdade a partir de uma mancha de carvão”.

As celebrações continuarão no dia 23 de abril, quarta-feira, às 10h30, com a Casa da Cidadania Cabós Gonçalves a abrir novamente as portas, desta vez para receber a conferência “A PIDE e a Guerra Colonial”, que contará com a presença da historiadora Irene Flunser Pimentel e do Comandante António Manuel Mateus, moderados por André Brás dos Santos. A sessão, gratuita, mas limitada à lotação do espaço, será aberta pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa.

No dia 24, pelas 10 horas, terá lugar a inauguração da exposição do concurso “Express’Arte Liberdade”, no Mercado Municipal de Santo André, com trabalhos dos alunos do 1.º ciclo e jardim de infância das freguesias. A mostra estará patente até 20 de maio. Mais tarde, às 20 horas, os barreirenses poderão assistir ao Desfile da Liberdade, com ponto de encontro na StartUp Barreiro. O percurso passará pela Rotunda do Malangatana, Avenida Alfredo da Silva, Rua Miguel Pais e terminará no Largo da Nossa Senhora do Rosário. 

O dia 25 de abril começará cedo, com a cerimónia do hastear das bandeiras. A primeira está agendada para as 8h30, em Coina, seguindo-se o Alto do Seixalinho, às 9 horas, Santo António/Palhais às 9h30, Santo André/Lavradio às 10 horas, Barreiro/Verderena às 10h45, e Largo do Mercado Municipal 1.º de Maio às 11h30, que incluirá a atuação da Banda Municipal do Barreiro.

Mas não só de cultura se fará a festa do 25 de abril. Pelas 8h30, realizar-se-á, também, o Passeio de BTT — realizado todos os anos, desde 2005 — que terá como ponto de partida a sede da Associação Cicloturismo Fidalbyke, e contará com um percurso de cerca de 30 quilómetros pelos trilhos do concelho. Apesar de ser gratuito, a inscrição no evento é obrigatória. Pode consultar mais informações online. Às 8h50 terá lugar mais uma atividade com bicicletas: o Passeio de Cicloturismo 25 de Abril, sujeito a inscrição, com ponto de encontro na sede da UFASSAV e lanche convívio no Rancho Folclórico de Danças e Cantares da Região do Barreiro.

Para as 10 horas, está marcado um jogo de futsal no Polidesportivo Joaquim Inácio Almeida, promovido pelo Grupo Desportivo e Recreativo de Palhais (GRDP) e, à mesma hora, o Polidesportivo do Alto da Malhada será o palco para as demonstrações de Zumba e karaté, organizadas pela URCDC. Durante a manhã, serão ainda distribuídos cravos em Coina às 8h15 e em Palhais, às 10 horas.

Às 10h30, a Piscina Municipal do Barreiro recebe a Masterclass Hidro da Liberdade, uma mega aula de hidroginástica com ambiente festivo, que requer inscrição prévia e tem um limite de 60 participantes. Pelas 12h30, o GRDP organiza um almoço de convívio, seguido de um torneio do jogo “Burro” na sua sede, às 15 horas. A noite será encerrada com a Sessão Evocativa da Assembleia Municipal do Barreiro, às 21 horas, na Casa da Cidadania Cabós Gonçalves.

A 26 de abril, sábado, pelas 12h30, há novo almoço de convívio na sede da URCDC, seguido de karaoke às 15 horas. No mesmo dia, entre as 15 horas e as 17h30, decorrerá, na Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense (SFAL), a terceira edição da sessão “Associativismo Lavradio e Barreiro — Sinergias para o Futuro”, dinamizada por Luís Simão (Boom Development), e direcionada a dirigentes associativos da União das Freguesias de Barreiro e Lavradio (UFBL).

Ainda nesse dia, às 17 horas, prepare as sapatilhas para a Caminhada da Liberdade, com ponto de encontro na Amoreira/Igreja de Palhais. No dia seguinte, 27 de abril, pelas 17 horas, realizar-se-á uma nova Caminhada da Liberdade, desta vez com início na Igreja Velha de Coina. Em ambas as caminhadas haverá oferta de T-shirts mediante inscrição.

No dia 29 de abril, terça-feira, às 15 horas, o Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) acolherá o espetáculo “Chuvas de Março”, com leitura de poemas de Alice Neto de Sousa sobre o tema Liberdade, com tradução e interpretação em Língua Gestual Portuguesa. A atividade é destinada à comunidade educativa e tem a duração de 45 minutos. Este será, também, o último dia para visitar a exposição “Representações do Trabalho Industrial — Materiais do Arquivo Ephemera”, (inaugurada no passado dia 27 de março), de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e o meio-dia e as 14 e as 17 horas, nas Oficinas da CP no Barreiro.

As celebrações dos 51 anos do 25 de abril terminam no dia 30, quarta-feira, com o evento “Festejar Abril”, no Largo das Festas do Lavradio. A partir das 17 horas, até à uma da manhã, o espaço será palco de uma mostra de artesanato e barraquinhas de “comes e bebes”, culminando num espetáculo com a banda Companhia Limitada, às 21h30, com o tema “Ode aos Trovadores de Abril”, e atuação de um DJ, às 23h15.

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA