Num período em que a obtenção de cuidados de saúde se torna cada vez mais difícil e os tempos de espera para atendimento nas urgências são, frequentemente, inaceitáveis, surge uma notícia promissora: o Barreiro vai ter um novo hospital.
A inauguração da nova unidade hospitalar CUF está prevista para 2028 e representa um investimento de 55 milhões de euros, o que permitirá a criação de mais de 300 postos de trabalho e um reforço na oferta de cuidados de saúde na Margem Sul do Tejo, particularmente nos concelhos do Barreiro e do Seixal.
Os responsáveis pelo projeto do Grupo Mello prometem uma “resposta clínica abrangente e diferenciada”, destinada a uma população superior a 800 mil habitantes, apoiada na “experiência e excelência clínica dos seus profissionais e na utilização de tecnologia de ponta”.
Com uma superfície que ultrapassa os 12 mil metros quadrados e mais de 300 lugares de estacionamento, o Hospital CUF Barreiro será edificado numa parcela de terreno adjacente ao concelho do Seixal, próximo da estação ferroviária da União de Freguesias de Palhais e Coina. Contará com três salas de bloco operatório, 34 camas de internamento, uma unidade de cuidados intermédios, um hospital de dia oncológico e mais de 50 gabinetes para consultas e exames.
Além das especialidades médico-cirúrgicas e técnicas, os barreirenses e os munícipes do Seixal terão à disposição um serviço de imagiologia equipado com tomografia computorizada, ressonância magnética, ecografia, RX e mamografia, entre outros exames especializados. Mas há mais. A futura unidade hospitalar contará também com um serviço de atendimento permanente para miúdos e adultos, preparado para responder a emergências.
“O projeto clínico de excelência, elaborado para o Hospital CUF Barreiro, reforça a presença da nossa rede na Margem Sul do Tejo, assegurando uma maior proximidade e aumentando o acesso a cuidados de saúde diferenciados”, salienta o presidente da comissão executiva da CUF, Rui Diniz.
O responsável sublinha ainda que “a CUF pretende estar onde, quando e como os portugueses necessitam de respostas às suas necessidades de saúde, sendo este mais um passo na estratégia de aproximação às populações, no ano em que celebramos 80 anos de atividade ao serviço de quem confia na nossa assistência”.
É relevante mencionar que esta unidade hospitalar será construída num terreno com uma área total de 25 mil metros quadrados, o que permitirá uma possível expansão futura e a inclusão de novas valências na área da saúde. Este será o quarto equipamento de saúde da CUF na região, juntando-se às clínicas CUF Almada, CUF Montijo e CUF Barreiro. Ainda este ano, está prevista a transferência da atual clínica CUF Barreiro para novas instalações, que serão construídas de raiz.
Com um percurso que abrange oito décadas, a CUF, que integra o Grupo Mello, lidera o setor da saúde privada em Portugal, possuindo uma rede integrada de 30 hospitais e clínicas, cuja operação é garantida por mais de 16 mil colaboradores. Descrita como a “marca de prestação de cuidados de saúde com maior notoriedade e confiança em Portugal, a CUF é reconhecida pela excelência clínica, pela inovação e pelo compromisso com a qualidade”.