Junho chegou e, com ele, o Barreiro volta a vestir-se de cor, música e tradição para celebrar os Santos Populares. Ao longo de todo o mês, há sardinhadas, bailes, marchas populares e arraiais em vários pontos da cidade, perfeitos para quem quer aproveitar esta festa, perto de casa.
Este ano, o Mercado Municipal 1.º de Maio acolhe a primeira edição do evento “Há Santos no Mercado”, que decorre de 5 a 14 de junho. Durante estes dias, o espaço vai estar decorado com elementos típicos da época, muitos grelhadores a funcionar e animação em várias datas.
A programação inclui fados com a fadista Cristina Madeira, a 5 de junho, um photobooth no dia 6 de junho, jazz às quartas a 11 de junho, marchas populares do Bairro da Liberdade e uma estátua humana de “Santo António”, a 13 de junho. Há ainda música popular e a presença de várias IPSS do Barreiro, responsáveis pela venda de bebidas. Nos grelhadores vão estar os concessionários Meca do Peixe, Bistro 2830, Verde Tinto 100 Espinhas e Stina O’clock, que prometem um menu à altura da ocasião. A entrada é gratuita e o evento, de cariz solidário, é organizado pela Câmara Municipal do Barreiro, com o patrocínio da Paladin e da Super Bock.
E por falar em celebrações, não perca a noite de Santos Populares (com entrada livre), do Coffeebox, marcada para o próximo sábado, 7 de junho. Quem passar pelo café por volta das 18 horas, vai encontrar “animação, muita música, muita comida e bebida, luzes, bandeiras e tudo o que é tradicional nesta época”, garantem os proprietários.
A festa continua a 11 de junho, quarta-feira, com o encanto da primeira apresentação da Marcha de Santo António da Charneca — com o tema “Meu Santo António” — organizada pela Sociedade Filarmónica União Agrícola 1.º de Dezembro. O desfile volta à rua no domingo, 15, pelas 20h30, com Ricardo Alcaide e Maria João Regalo como padrinho e madrinha, respetivamente. Se não está disponível em nenhuma destas datas, não se preocupe — ainda há mais. No sábado, 14, a sardinhada de Santo António na sede da SCR 1.º de Agosto Paivense, invade o concelho, entre as 14h30 e as 23h30. Além das sardinhas assadas, há baile aberto ao público, num ambiente de convívio e tradição.
Nos dias 20 e 21 de junho, sexta e sábado, passe pelo Largo da Nossa Senhora do Rosário e visite o Arraial Solidário preparado, especialmente, para os barreirenses. A festa vai acontecer entre as 18 e a 1 horas e insere-se nas comemorações oficiais dos Santos Populares. Com entrada gratuita, o evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e de diversas IPSS locais.
Já nos dias 27 e 28 de junho, entre as 20h30 e as 00h30, e no dia 29, das 15h00 às 20h30, a festa faz-se na Praça Vicente Augusto Bolina, com o evento “Toma Lá Festas na Verderena”, que trará um desfile de marchas populares, muita música e um baile animado por Carla Carapeto.
Para encerrar o mês, a SCR 1.º de Agosto Paivense volta a abrir portas a 28 de junho com uma sardinhada dedicada ao Dia de São Pedro. O evento decorre entre as 14h30 e as 23h30, com a habitual combinação de sardinhas assadas e música para dançar até não conseguir mais.
Se é fã dos Santos Populares e quiser marcar presença em todas as festas, a NiB tem uma última sugestão à sua medida. O Arraial dos Fidalguinhos, agendado para os dias 27, 28 e 29 de junho, na Mata da zona, irá contar com muita música, dança, convívio e boa comida, servindo ainda de palco ao talento local.
Os interessados em participar como expositores já podem inscrever-se online para marcar presença no Arraial e o convite é claro: “se tem talento para criar artesanato, comidas típicas ou qualquer obra de arte única, queremo-lo connosco”, pode ler-se no perfil de Facebook da Associação Desportiva e Cultural dos Fidalguinhos – Lavradio, responsável pela organização. O programa das festas, que contam com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), inclui as atuações de Tó Zé e Nelson Anjos, as típicas marchas populares, animação infantil, comes e bebes, e outras atrações pensadas para toda a família, com entrada gratuita.