na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Da tradição à vanguarda, o Barreiro não pára este fim de semana

De 10 a 12 de outubro, o Barreiro continua a adiar os dias caseiros com concertos, oficinas e o regresso do Open Day da ADAO.

De sexta a domingo, o Barreiro volta a provar que é uma cidade em plena vibração cultural. Entre o regresso do Open Day da ADAO, o concerto de Camané no Auditório Municipal Augusto Cabrita e as Sunset Sessions no Moinho de Maré Grande, o concelho prepara-se para um fim de semana que cruza a música, a arte, o convívio e a descoberta.

Na sexta-feira, a cidade começa a ganhar ritmo ao cair da tarde, com vinho, música e uma paisagem luminosa junto ao Tejo, no Moinho de Maré Grande. Ao mesmo tempo, o coletivo Vida Justa promove um jantar e cinema palestiniano no Mbongi, antecipando a manhã de sábado, que será de partilha, solidariedade e sabores do mundo, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense.

O sábado será o epicentro das atividades, com passeios de barco na Muleta Álvaro Velho, visitas guiadas ao Centro de Interpretação do Campo Arqueológico da Mata da Machada, oficinas criativas, leituras encenadas e o circuito Barreiro, Perto de Si, que convida a redescobrir o património moageiro, ferroviário e ribeirinho.

A literatura marca presença com o Clube de Leitura Júnior e as Histórias Vivas para crianças, enquanto a poesia, a culinária e a resistência se cruzam no evento dos Bairros à Palestina, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense.

Ainda durante a manhã, o estúdio de Rita Zorro convida a um encontro diferente: entre as 11 e as 15 horas, a Feira do Pequeno-Almoço junta cerâmica artesanal e brunch, num evento que celebra a criatividade e o prazer de bem comer. Entre taças coloridas, bowls e canecas feitas por alunos do estúdio, o espaço transforma-se numa mesa partilhada onde a arte e a comida se encontram.

Das 16 às 5 horas do dia seguinte, o antigo quartel de bombeiros volta a abrir as portas para o Open Day 13.0, a grande celebração das artes independentes. A ADAO recebe mais de 80 artistas e 30 projetos musicais, numa programação que se estende madrugada dentro. A noite é também de fado e emoção no AMAC, com o concerto de Camané, e de dança e DJ sets na Sala 6.

O domingo convida a abrandar o ritmo, com uma oficina de criação botânica para famílias no AMAC e a agora mensal Pizza Domingueira na Cooperativa Mula, onde a música prolonga o fim de semana.

Tudo este fim de semana, numa altura em que o verão parece querer um prolongamento no calendário. 

Sexta-feira, 10 de outubro

17 às 20 horas – Sunset Sessions, no Moinho de Maré Grande (parceria Vinus Rarus, organização CMB).

18 horas – Cinema e jantar palestiniano, no Espaço Mbongi, organizado pelo coletivo Vida Justa.

00h30 – Metropolis (DJ set), na Sala 6.

Sábado, 11 de outubro

10 horas – Circuito “Barreiro, Perto de Si” | Ponto de encontro: Terminal Rodo-Ferro-Fluvial

10 horas – Visita guiada ao CICAMM | Mata da Machada

11 horas – Clube de Leitura Júnior | Biblioteca Municipal do Barreiro

11 às 15 horas – Feira do Pequeno-Almoço (Brunch de Cerâmica) | Estúdio Rita Zorro

11h30 – Histórias Vivas: O Incrível Rapaz que Comia Livros | Paivense SCR

14h00 e 16h00 – Passeios de barco na Muleta Álvaro Velho | Pontão de São Marcos

16h00 às 05h00 – Open Day 13.0 | ADAO

21h30 – Concerto de Camané | AMAC

23h30 – Crazy DJ (DJ Set) | Sala 6

Domingo, 12 de outubro

10 às 12 horas – Oficina “Herbário Criativo”, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

16 horas – Concerto Matinê com Thrownness, Agitat Solum e Skyllar, na Cooperativa Mula.

18 horas – Pizza Domingueira com Crack Bunny e Chato GPT, na Cooperativa Mula.

ARTIGOS RECOMENDADOS