na cidade

Batismos de mergulho, insufláveis e DJ sets no dia aberto da Escola de Fuzileiros

O evento, marcado para o primeiro fim de semana de julho, terá lugar na Escola de Fuzileiros, em Palhais.
Pode participar em passeios de bote.

Se sempre teve curiosidade em conhecer dos bastidores da Escola dos Fuzileiros, no próximo sábado, 5 de julho, vai ter a oportunidade de conhecer um universo que nem sempre está acessível ao olhar do público. O espaço abre as suas portas para mais uma edição do Dia do Fuzileiro — um evento que promete unir gerações, celebrar a história e mostrar a todos o espírito de corpo que caracteriza esta força especial da Marinha Portuguesa.

A entrada é gratuita e todos os barreirenses estão convidados a fazer parte deste dia de festa, que não necessita de inscrição ou de confirmação prévia. O programa inclui várias atividades desportivas militares, com pista de lodo, parede de escalada, slide, batismos de mergulho, jujutsu Kenryu, airsoft, e até passeios de bote ou em viaturas LARC. Haverá, ainda, demonstrações de realidade virtual, drones, cinotécnia, exposição de viaturas antigas, modelismo, presença do dispositivo de operações estáticas e clubes parceiros, como o Mercedes Benz e o Instituto de Socorros a Náufragos. Mas não é tudo. 

Caso esteja interessado em participar neste dia diferente, leve os miúdos a divertirem-se nos insufláveis disponíveis no espaço e aproveite para descontrair e dançar um pouco ao som dos DJs Fuzo e Mário Violante, que vão animar a festa com os seus sets. Com cerca de 12 horas de festa, não faltarão atividades — desportivas, culturais e até workshops — para entreter todos os presentes. 

A programação

Após a abertura oficial, terá lugar uma eucaristia de ação de graças, a partir das 9 horas. O que se segue será um dia recheado de atividades que vão da tradição militar ao entretenimento para todas as idades. Durante a manhã, o especial destaque será a cerimónia de homenagem aos Fuzileiros já falecidos, ao meio-dia, que terminará a tempo do almoço-convívio com conceito de street food, marcado para as 13 horas. Mas este não será apenas um dia de cerimónias

Ao longo de todo o evento, estarão disponíveis experiências imersivas e dinâmicas pensadas para os mais pequenos, jovens e adultos. O espaço “Futuro Fuzileiro”, por exemplo, apresenta atividades pensadas para despertar a curiosidade dos mais novos, enquanto os adultos poderão participar em workshops de sushi e pastéis de nata, assistir a demonstrações desportivas ou envolver-se em jogos de orientação — com a participação do grupo NatourTrail — ioga, Zumba, Pilates e até aulas de crossfit.

Para os fãs de cultura, o Museu do Fuzileiro vai estar aberto ao público com exposições, lançamento de livros, provas de vinho e a presença da Rádio Filhos da Escola. A animação musical será garantida por DJ Fuzo, DJ Mário Violante e o grupo Dixieland, entre outros. As famílias poderão, ainda, divertir-se com jogos tradicionais, insufláveis, trampolins, piscina, futebol, palhaços e muito mais.

O evento encerra pelas 21 horas, depois de mais de doze horas de convívio, movimento, emoção e memória. O espírito é inclusivo, de festa e virado para a partilha entre gerações — dos antigos combatentes aos jovens curiosos que podem encontrar aqui o primeiro contacto com a vida militar e, quem sabe, um caminho para o futuro. A organização aconselha os interessados a utilizarem roupa e calçado confortável.

Se está à procura de uma atividade diferente para o primeiro sábado de julho, com entrada livre, contacto com a natureza, comida de rua e experiências únicas, o Dia do Fuzileiro é a sugestão certa para juntar a família e amigos no cenário emblemático da Escola de Fuzileiros, em Vale do Zebro (Palhais).

A Escola de Fuzileiros

A sua criação data de 3 de junho de 1961, junto ao Rio Coina. Na altura, o local foi escolhido pelas características favoráveis aos cursos de Fuzileiros, desde a formação de praças, sargentos e oficiais, aos cursos de abordagem e de operações especiais da Marinha. 

“Desde então, a Escola tem desempenhado um papel fundamental na formação militar, incluindo a básica, vulgarmente conhecida como recruta, a todos os cidadãos que escolhem servir Portugal na Marinha. É o único centro de formação na Marinha onde é ministrada formação específica em condução automóvel (ligeiros e pesados de passageiros e articulados) e simultaneamente o seu único centro de emissão de Certificados de Condução”, pode ler-se no site.

A Escola de Fuzileiros disponibiliza, ainda, “um vasto leque de cursos relacionados com o tiro, manuseamento e emprego de diverso armamento (pesado e ligeiro), explosivos, minas e armadilhas em uso pelos Fuzileiros e Mergulhadores”. 

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA