Que a CUF cuida da saúde de todos nós em meio hospitalar, já todos sabíamos. O que muitos devem desconhecer é que a instituição de saúde contribuiu para o bem-estar dos barreirenses, levando a cabo uma ação de voluntariado ambiental, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), a associação ambientalista Quercus e a Associação NÓS.
Pois é, o Parque da Cidade do Barreiro está mais verde. Ao todo, cerca de 80 colaboradores foram responsáveis pela plantação de 500 árvores autóctones, no âmbito do Programa de Cidadania Empresarial “CUF Inspira”, criado com o objetivo de reforçar o compromisso da empresa com as comunidades onde atua, em diversas áreas — do ambiente ao impacto social e económico. Assim, espera-se que, nos próximos anos, estas novas árvores cresçam e dêem ainda mais vida ao “principal espaço verde urbano do concelho do Barreiro, acessível a toda a população”.
Mariana Ribeiro Ferreira, diretora da Cidadania Empresarial da CUF destaca que “esta iniciativa, que decorre no ano em que a CUF celebra os seus 80 anos e envolveu simbolicamente 80 colaboradores, materializa o compromisso com a sustentabilidade ambiental, expressa a dedicação à responsabilidade corporativa e evidencia a vontade de contribuir para os anseios e prioridades das comunidades nas a entidade está inserido, promovendo um impacto positivo através da proximidade, do compromisso social e da valorização das pessoas”, acrescentando, ainda, que a ligação da CUF ao concelho mantém-se viva através da Clínica CUF Barreiro e será reforçada, tal como lhe contámos, com o futuro Hospital CUF, cuja abertura está prevista para 2028.
Em comunicado, os responsáveis pela CUF explicaram que o planeamento da ação contou com o apoio fundamental da Quercus, responsável por algumas tarefas, desde a seleção das espécies de árvores a plantar, até ao fornecimento de todos os utensílios e materiais necessários. A Associação NÓS, instituição de economia social sediada no concelho, que trabalha com pessoas com deficiência e as suas famílias, também marcou presença no evento, tendo a seu cargo a preparação do almoço para todos os voluntários que participaram nesta jornada de plantação.
Importa salientar que o projeto “CUF Inspira” permite que cada colaborador da empresa dedique até 40 horas anuais, em horário de trabalho e sem perda de remuneração, à prática de voluntariado corporativo. As ações podem ser promovidas pela própria CUF, integradas no Programa de Voluntariado do Grupo José de Mello, ou até propostas pelos próprios colaboradores de forma individual.