na cidade

Atenção, fãs da natureza: vêm aí muitas atividades nos próximos meses

A programação de março e abril do Centro de Educação Ambiental inclui várias iniciativas para miúdos e adultos.
Foto: Facebook CEA.

Com a folia, cor e alegria que se preparam para invadir o Barreiro durante a época do Carnaval, chegam também as férias escolares dos miúdos. Atualmente, altura em que se torna cada vez mais difícil afastar os mais pequenos de todas as distrações tecnológicas, as atividades ao ar livre são, literalmente, uma lufada de ar fresco e o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Machada e Sapal de Coina tem algumas sugestões.

Entre os dias 3 e 5 de março, durante a interrupção letiva, o CEA “abrirá as portas a muita alegria e diversão”, dando um novo significado à conhecida expressão que diz que “a vida são dois dias e o Carnaval são três”. Das 9 às 13 horas e das 14 às 16 horas, os miúdos poderão soltar a imaginação e “criar pequenas obras de arte” e trabalhos feitos com materiais naturais e reciclados, de forma a “aprenderem sobre a natureza de forma criativa”.

Ao ar livre, a animação será garantida pelos jogos tradicionais e outras “brincadeiras ao ritmo da sustentabilidade”. Estas atividades, que não requerem inscrição prévia, são abertas a miúdos a partir dos quatro anos, acompanhados por um adulto. O CEA aconselha a utilização de roupa e calçado confortável, “muita energia e vontade de se divertir”.

Se é verdade que já se sente o cheiro a Carnaval, também é um facto que, com a chegada do mês de março, a primavera começa a dar os primeiros sinais, trazendo os dias mais longos e convidativos para explorar a natureza. A pensar nisso, o CEA preparou uma agenda especial para todos aqueles que desejem explorar a Reserva Natural Local e as atividades terão início no dia 15 de março.

O arranque da “Reserva na Primavera” será marcado por um workshop de Anilhagem Científica — conduzido pelo anilhador Carlos Pacheco — para os fãs de aves e pela iniciativa Barreiro no Mapa, aberta a miúdos e graúdos, que “colocará o sentido de orientação dos participantes à prova”. A sessão de anilhagem decorrerá entre as 8h30 e o meio-dia, enquanto que as atividades do Barreiro no Mapa estão marcadas para o período entre as 10 e as 11 horas.

Já no dia 29 de março, entre as 9h30 e as 11h30, os caminhos da Machada vão receber os barreirenses para o “Passeio de Primavera”, no qual a Vita Nativa o guiará na descoberta da fauna e flora locais. No dia 5 de abril, das 10h30 às 12h30, a literatura estará em destaque no CEA, com a chegada do Sr. do Turbante e da Sra. Extravagante, que desafiarão os mais pequenos a aventurarem-se pelas páginas do livro e, posteriormente, a darem asas à imaginação numa oficina criativa.

A 12 de abril, entre as 10 horas e o meio-dia, a natureza voltará a estar no centro das atenções com a atividade “À descoberta das orquídeas silvestres da Mata da Machada”, guiada pela bióloga Joana Gonçalves, que promete “desvendar todos os segredos destas plantas”. Com uma vasta programação já anunciada, os responsáveis pelo CEA prometem anunciar mais surpresas no âmbito da “Reserva na Primavera” em breve. A organização realça, ainda, que todas as iniciativas são gratuitas, embora estejam sujeitas a inscrição obrigatória, através da Linha Verde 800 912 070.

Já que falámos da iniciativa “Barreiro no Mapa”, importa relembrar que a mesma faz parte da NatourTrail, o novo projeto do Barreiro que junta orientação, trail running e caminhadas. Carregue na galeria e veja imagens das atividades até agora realizadas pela organização.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA