O verão é sinónimo de alegria, festa, praia e muitos convívios com os amigos. Por outro lado, com a chegada dos dias mais quentes, chega também uma grande preocupação: o aumento do risco de incêndios, de norte a sul do País. Infelizmente, o Barreiro não é exceção e, por esse mesmo motivo, todas as iniciativas de prevenção são essenciais — tal como a que terá lugar na Mata da Machada.
Para proteger esta zona verde — uma das mais importantes do concelho — o município do Barreiro e Centro de Educação Ambiental, com o apoio do IPDJ, avançaram com o projeto “Machada em Alerta 2025”, que integra o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta e decorrerá entre julho e setembro.
O projeto destina-se a jovens com idades entre os 18 e os 30 anos e tem como principal missão a prevenção de incêndios florestais na Mata da Machada e zonas envolventes, incluindo o Sapal do Rio Coina. As atividades serão divididas em dois turnos (manhã e tarde), organizados em cinco quinzenas: de 1 a 15 de julho, de 16 a 30 de julho, de 31 de julho a 14 de agosto, de 15 a 29 de agosto e de 30 de agosto a 13 de setembro, sendo que os jovens interessados podem escolher o turno e a quinzena que melhor se adequa à sua disponibilidade.
Os interessados em participaram devem, em primeiro lugar, fazer o registo na BDU, preenchendo todos os campos e anexando os documentos necessários. Depois, devem inscrever-se online e, se forem selecionados, confirmar a sua participação na mesma plataforma. Além de ser uma importante ajuda, esta é uma forma de passar o verão com um propósito: contribuir para a proteção do património natural, ganhar experiência no terreno e participar num projeto que faz a diferença. Para mais informações, basta contactar a Linha Verde 800 912 070 ou visitar o site da Câmara Municipal do Barreiro.