Se costuma apanhar os autocarros dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), talvez seja melhor começar a pensar em alternativas para esta sexta-feira, 16 de maio. A Câmara Municipal divulgou um comunicado nas redes sociais que dá conta de uma greve que poderá “causar grandes perturbações na circulação das carreiras habituais”.
A paralisação foi convocada pelo STTS (Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos) e terá início às 4h37 da madrugada de sexta-feira, 16, prolongando-se até às 2h30 do dia seguinte. Durante esse período, prevê-se que muitos serviços sejam afetados ou mesmo suprimidos, o que poderá deixar vários utentes sem transportes para os seus percursos diários.
Os TCB já fizeram saber que lamentam quaisquer transtornos que possam ocorrer, mas recomendam aos passageiros que acompanhem, em tempo real, a circulação dos autocarros através da aplicação oficial da empresa, disponível para android e iOS.
Quem depende deste meio de transporte para ir trabalhar, levar os miúdos à escola ou simplesmente cumprir as suas rotinas habituais deve, assim, planear o dia com alguma antecedência. Tal como é habitual em casos de greve, as primeiras e últimas carreiras do dia poderão ser as mais afetadas, ainda que só seja possível perceber o verdadeiro impacto nos horários e frequência de autocarros ao longo de sexta-feira. Assim sendo, o mais seguro é mesmo manter-se atento à aplicação e planear um meio de deslocação alternativo.
No passado mês de fevereiro, os TCB celebraram 68 anos de existência. A frota da empresa é composta, exclusivamente, por veículos a gás e dois autocarros de turismo.