na cidade

A quinta a 30 minutos do Barreiro que ajuda a “reconectar-se com a natureza”

A Falcoaria Santa Efigénia, em Setúbal, pode ser a solução ideal para uma escapadinha da rotina. Descubra os pormenores.
Tem vários bungalows.

Fica a cinco minutos do centro de Setúbal, mas parece esquecida no tempo, rodeada por verde e pelos sons da natureza. A Quinta de Santa Efigénia, onde hoje funciona um dos espaços de turismo rural mais peculiares da região, já foi um convento, casa de verão da família dos Condes Ferreira de Lima e, durante anos, esteve ao abandono — até que Tomás Mendonça, de 22 anos, um dos gestores do espaço, se envolveu na sua recuperação.

“O projeto começou há cerca de cinco anos, quando ainda estava na faculdade, no curso de Direção e Gestão Hoteleira, no Estoril. Foi nessa altura que começaram as obras, porque a Quinta estava ao abandono”, contou à NiB. “É uma propriedade com muita história. O símbolo vem da realeza — o brasão foi colocado quando a Quinta passou para a família real”.

Hoje, podia ser apenas mais um espaço de turismo rural na região, mas houve quem tivesse outros planos. Foi assim que nasceu a Falcoaria Santa Efigénia, um conceito único que junta sustentabilidade, tradição e contacto com a natureza, a cerca de 30 minutos Barreiro.

“Queríamos oferecer um ambiente familiar, onde os hóspedes pudessem estar perto da cidade, mas em contacto com a natureza, algo que se tem vindo a perder. Temos várias espécies no espaço e fazemos criação de algumas raças autóctones: galinhas portuguesas, patos, vacas cachenas (originárias do Minho), cães de fila de São Miguel e cabras serpentinas”.

A falcoaria é uma das grandes atrações e dá nome ao projeto. “Somos a terceira falcoaria em Portugal. É uma forma de conseguir que algumas espécies se mantenham, uma vez que muitas teriam desaparecido se não existisse a criação em cativeiro”, explica. “Focamo-nos, principalmente, na criação de falcões Harris e peregrinos. Além disso, temos bufos africanos e de cara branca. Os hóspedes podem assistir a apresentações com o senhor Manel e aprender tudo sobre estas aves”.

O alojamento está distribuído por bungalows, totalmente integrados na paisagem. “O conceito permite estar em maior sintonia com a natureza. Temos várias tipologias e os preços de cada quarto variam entre os 60€ e os 200€, consoante a época e a opção escolhida”.

Os hóspedes têm acesso a piscina interior e exterior, jacuzzi, zona de bar com um ambiente calmo, com direito a pequeno almoço e jantar. “Também oferecemos kits românticos com champanhe e outros mimos para os casais”. O espaço está disponível para aluguer, com os eventos de catering a realizar  na zona da piscina interior. 

Além do habitual serviço de booking, as reservas podem ser efetuadas através do número de telemóvel 960 147 175 ou pela página de Instagram da Falcoaria. Se está a pensar numa escapadinha para relaxar, com a natureza como pano de fundo, esta pode ser a solução ideal, sem precisar de ir para longe de casa. 

Carregue na galeria e veja algumas imagens da Falcoaria Santa Efigénia.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Quinta de Santa Efigénia, Setúbal
    2900-722 Setúbal

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA