fit

Zenya: a marca portuguesa que promete aliviar as dores menstruais

O negócio foi fundado por Margarida Silva, uma jovem de 23 anos que procurava uma resposta para o desconforto que sentia.
Já pode comprar.

As intensas dores menstruais eram uma realidade constante na vida de Margarida Silva, que procurava incansavelmente soluções para lidar com esse problema. Após vários anos a utilizar as tradicionais bolsas de água quente de silicone, decidiu desenvolver um produto que fosse mais prático, sustentável e versátil.

“A ideia surgiu a partir de uma condição muito comum entre as portuguesas — e não só. Procurei uma forma de me ajudar e também ajudar outras mulheres, e, após uma extensa pesquisa, criei as bolsas de água quente”, revela a fundadora da Zenya, de 23 anos, em entrevista à NiT.

O conceito nasceu em fevereiro de 2024 e, nos meses seguintes, Margarida dedicou-se ao desenvolvimento do produto e à procura de fornecedores. Em dezembro, o Zenya Hug foi lançado no mercado e, neste momento, já se encontra esgotado. A jovem empreendedora adianta que o stock será reposto em março. A utilização da bolsa promete oferecer múltiplos benefícios, incluindo a diminuição do desconforto, a melhoria da circulação sanguínea, relaxamento muscular e um efeito calmante e reconfortante.

“Além do produto em si, tenho como objetivo específico criar uma comunidade de mulheres que enfrentam o mesmo problema, para poderem encontrar apoio e um grupo de suporte.” Margarida foi responsável por todo o design da bolsa, onde decidiu adicionar uma cinta para ser colocada na cintura, que se torna o “fator diferenciador”. Esta extensão inclui ainda bolsos para uma utilização mais confortável. Existe também uma faixa disponível para tamanhos plus size.

Margarida decidiu inspirar-se em “métodos antigos e confiáveis de alívio da dor, como o calor terapêutico”, para projetar o seu produto. Embora tenha sido concebido a pensar nas dores menstruais, o Zenya Hug é facilmente adaptável a várias partes do corpo, podendo ser utilizado na região lombar e cervical. A bolsa assegura uma manutenção da temperatura da água até cinco horas, proporcionando um alívio prolongado.

“O efeito da água quente e do calor nas zonas mais inflamadas promove uma melhoria da circulação, dilatação dos vasos sanguíneos e ajuda a acalmar a dor.”

“O efeito da água quente e do calor nas áreas inflamadas melhora a circulação, promove a dilatação dos vasos sanguíneos e ajuda a acalmar a dor.” A produção é realizada na Europa e as bolsas são compostas por uma zona elétrica e um dispositivo de aquecimento, que estão separados da água, além de três camadas de silicone em cada extremidade e uma camada de flanela no exterior para maior conforto.

O produto foi testado para suportar uma pressão de até 100 quilos, garantindo a sua segurança durante a utilização 

O Zenya Hug está disponível através do site da marca e custa 60€. A cinta extensora fica por 9,95€ e, além disto, a oferta da marca também inclui pijamas para proporcionar ainda mais conforto. “Numa fase inicial quero muito que este produto seja reconhecido nacionalmente e, depois, quero apostar na internacionalização.”

 

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA