fit

Vídeos virais de skincare no TikTok estão a destruir a pele dos adolescentes

Novo estudo revela como a plataforma se transformou num fenómeno para a divulgação errada de tendências de beleza.

As rotinas de cuidados de pele, que contam com múltiplos passos e produtos, são um dos conteúdos mais populares no TikTok. No entanto, um estudo recente alerta para os riscos que estas rotinas podem representar para a saúde cutânea, sobretudo em adolescentes.

Com vídeos curtos e dinâmicos, o TikTok conquistou uma audiência global e uma capacidade de viralizar conteúdos em poucos minutos. Entre os temas em destaque estão as rotinas de skincare, que mostram, passo a passo, produtos e tratamentos para termos uma pele perfeita. Muitos destes vídeos são protagonizados por jovens que replicam as rotinas e sugestões feitas por outros jovens que seguem na plataforma — criando um ciclo vicioso super perigoso.

Um novo estudo da Northwestern University, publicado a 8 de junho, chama precisamente a atenção para os efeitos negativos que as rotinas complexas podem ter, nomeadamente em peles jovens e sensíveis. O uso indiscriminado de vários ativos pode causar alergias, irritações e danos irreversíveis na barreira cutânea. Além disso, o protetor solar, peça fundamental na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças da pele, é pouco referido nestes conteúdos — apenas 26% dos vídeos analisados recomendam a sua utilização.

A dermatologista e coautora do estudo Molly Halles recomenda uma abordagem mais simples e cuidadosa, especialmente para adolescentes: “Encontrámos casos em que o mesmo ingrediente estava presente em três, quatro ou cinco produtos diferentes usados em simultâneo”.

A médica alerta ainda para os perigos do uso de ativos mais agressivos sem supervisão, que podem comprometer a saúde da pele a longo prazo. “É problemático mostrar raparigas tão jovens a dedicar tanto tempo e atenção à pele. Estamos a impor-lhes um padrão elevado e irreal. A busca pela saúde tornou-se uma virtude, mas muitas vezes vem disfarçada de ideais de beleza, magreza e brancura. O ‘cuidado da pele’ parece uma coisa saudável, mas tem um lado insidioso”.

Segundo os especialistas, quem quiser cuidar da pele de forma consciente, o melhor é utilizar um produto de limpeza suave, apostar numa hidratação leve e adequada ao tipo de pele e aplicar diariamente protetor solar, sem exceções. Todos os tratamentos específicos devem ser realizados apenas e só por recomendação de um dermatologista. 

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA