fit

Exercício ao ar livre por 5€? No Bootcamp Outdoor, treinar nunca é aborrecido

O projeto, que junta três personal trainers, começou há cerca de um mês. A NiB foi descobrir todos os detalhes.
Saiba tudo.

Desde miúdo que Luís Estradas é fã de desporto, mas podia ter seguido outro percurso caso tivesse dado ouvidos a alguns dos conselhos. “Fui um pouco influenciado. Diziam-me que o fitness era uma área que estava saturada e que, se calhar, mais valia fazer algo completamente diferente. Hoje percebo que isso está completamente errado e até digo que não ter dado ouvidos a essas pessoas foi o melhor que fiz na vida”, conta à NiB o personal trainer natural do Barreiro.

Aos 24 anos, e com uma formação de técnico especialista em exercício físico na Fitness Academy, em Setúbal, exerce há três anos e acabou por criar o seu próprio espaço. “Neste momento, estou a trabalhar em contexto de ginásio e tenho um estúdio de treino personalizado no Barreiro, o Alpha Training Center”.

A partir da experiência em ginásios, Luís e dois colegas — Tiago Farinha e João Vicente — tiveram uma ideia: criar aulas de grupo ao ar livre, acessíveis a todos, com foco na saúde, na comunidade e na diversão. “Chegámos à conclusão que, nos ginásios, há muita confusão e muito calor, para não falar do facto de que nem todos têm possibilidades de se inscrever”, explica.

“Por esse motivo, decidimos criar o Bootcamp Outdoor, aulas ao ar livre com um custo de 5€ (cada). Em breve, teremos formas de recorrência, que farão com que as aulas no Bootcamp fiquem mais baratas do que uma inscrição no ginásio ou qualquer tipo de acompanhamento com PT”.

A importância do sentido de comunidade

Além do exercício físico, os responsáveis pelo Bootcamp promovem a interação entre os participantes. “Conseguimos oferecer o exercício físico em contato com a natureza, por um preço muito mais baixo, e promover o sentido de comunidade, porque fazemos questão que as pessoas se conheçam e temos dinâmicas nas aulas para que interajam umas com as outras, de forma a criar essa sensação de comunidade, algo que valorizamos muito”.

As sessões são pensadas para todos os níveis de condição física. “Os treinos são focados para a alta intensidade, mas com o foco no tempo e não nas repetições. Por exemplo, num exercício de agachamentos durante 30 segundos, uma pessoa com uma condição física mais avançada vai fazer 50 agachamentos nesse tempo, enquanto alguém mais iniciado fará cinco ou dez. Assim, damos margem para que qualquer pessoa, independentemente do nível de experiência no fitness, possa participar”. 

Quanto aos exercícios, Luís explica que “são sempre diferentes e trabalham todo o corpo”. Por enquanto, o Bootcamp Outdoor realiza-se apenas uma vez por semana, ao sábados. “Queremos abrir mais turmas, mas estamos no início e tudo dependerá  da adesão. Nesta fase ainda não há limite de inscritos”.

O material para cada sessão, com a duração de cerca de uma hora, é fornecido pelos três personal trainers. “Nem sempre estamos os três, ainda para mais nesta altura das férias, mas a ideia passa por, salvo exceção, as sessões serem conduzidas por nós”. As inscrições devem ser efetuadas através do perfil de Instagram do projeto.

As sessões do Bootcamp Outdoor realizam-se no Parque Zeca Afonso, na Baixa da Banheira. “Eu, o Tiago e o João trabalhamos num ginásio na Moita e começámos por fazer as aulas no Parque da Cidade do Barreiro. Porém, a localização não era muito acessível para o nosso público-alvo da zona da Moita”. A logística também pesou na decisão de mudar a localização. “No Parque da Cidade, a logística de deixar o carro no estacionamento e levar o material para a zona de treino é mais complicada, porque o estacionamento é mais longe. Já na Baixa da Banheira, onde realizamos os treinos, fica dez metros à frente do estacionamento, o que é muito mais fácil”.

No entanto, a hipótese de expandirem novamente não está descartada. “Vai depender dos feedbacks. A partir daí, vamos começar a pensar no local que fará mais sentido. Se tivermos pessoas a pedir no Barreiro, poderemos abrir uma turma, a título experimental“.

Até agora, o feedback tem sido positivo. “As pessoas só precisavam de experimentar uma vez. Até fizemos uma promoção de duas inscrições pelo preço de uma, para que  pudessem dar esse primeiro passo. Funcionou perfeitamente”, revela. 

Um bootcamp divertido

Luís sente que estão a mudar a visão que muitas pessoas têm do exercício físico. “Pensam que é algo chato e pouco divertido, e mudámos essa ideia com o nosso bootcamp”. O impacto vai para lá do físico. “Estamos a fazer um projeto para a comunidade, algo que nos realiza. Neste momento, ou pelo menos nos anos em que as estatísticas foram feitas, apenas cinco por cento da população portuguesa praticava exercício físico de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS)”. 

Para o PT, é um sinal de que algo tem de mudar. “Significa que alguma coisa no fitness não está a funcionar bem, porque as pessoas não fazem exercício. Estamos a tentar arranjar estratégias para trazer as pessoas para a prática do desporto, tornando-o mais divertido e menos chato. Por enquanto, está a funcionar bem”.

Carregue na galeria e veja algumas imagens do Bootcamp Outdoor.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA