Quando o sol se põe e a noite invade a Mata da Machada, no Barreiro, a natureza revela um dos seus espetáculos mais encantadores e luminosos: a dança dos pirilampos. É nesta altura do ano que estas pequenas criaturas surgem entre as árvores, criando um ambiente quase mágico, que confere uma espécie de vida própria à floresta.
O fenómeno natural tem dado origem a várias iniciativas que convidam os participantes a viver a experiência de uma caminhada noturna que, certamente, se transforma num momento memorável. Longe da agitação da cidade, este tipo de atividade permite não só o contacto com a natureza, mas também a partilha de momentos únicos, sozinho ou em boa companhia. A Mata da Machada, com os seus trilhos e segredos escondidos, é um dos cenários perfeitos para uma noite diferente, onde os pirilampos são os protagonistas — e há uma caminhada agendada para este mês.
No sábado, 21 de junho, entre as 20h30 e as 23 horas, os barreirenses (e não só) estão convidados a explorar um percurso circular, com cerca de oito quilómetros, dividido em duas partes: num primeiro momento, e ainda com a luz do dia, o grupo avançará até um pequeno lago no interior da Mata, onde está programada uma pausa para lanchar e “dar as boas vindas aos pirilampos”, refere a 100 Pegadas, responsável pela organização do evento.
À medida que o céu escurece, o percurso irá avançar por trilhos mais densos, com o apoio de lanternas, sobretudo numa “pequena subida”. Pelo caminho, os participantes passarão, também, por uma fonte escondida entre as árvores e por um miradouro, localizado no cimo da Mata.
Com uma duração aproximada de duas horas e meia e um grau de dificuldade considerado moderado, esta atividade é ideal para aqueles que apreciam caminhadas com a natureza como pano de fundo e o brilho natural dos pirilampos como principal atração. O valor da participação é de 7€ e as inscrições deverão ser efetuadas online. A organização recomenda a utilização de vestuário e calçado confortáveis e uma lanterna, de forma a aproveitar a experiência ao máximo.