Karaté Shotokan. À primeira vista, o nome pode parecer estranho, mas trata-se de uma das vertentes mais reconhecidas e praticadas desta arte marcial japonesa, que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão em Portugal — não só pelo número crescente de praticantes, como pela qualidade técnica dos eventos que se realizam um pouco por todo o País.
Com raízes profundas na disciplina, no respeito e na superação pessoal, o Shotokan é muito mais do que uma prática desportiva: é uma filosofia de vida que continua a atrair jovens e adultos que procuram equilíbrio, foco e resistência física. A realização de estágios internacionais, como o que acontece este mês no Barreiro, tem sido fundamental para elevar o nível da modalidade.
No fim de semana de 28 e 29 de junho, o Pavilhão Desportivo da Escola Básica 2/3 de Santo António da Charneca recebe o Estágio Internacional de Karaté Shotokan do Grupo Desportivo Ferroviários do Barreiro, uma formação que junta praticantes de vários níveis e idades. O evento está agendado para dois horários diferentes no primeiro dia — das 9h30 às 13h30 e das 16h30 às 21h00 — regressando, no dia seguinte, entre as 9 e as 14 horas. Apesar de os karatecas serem o público-alvo, a entrada é gratuita para todos.
Uma das grandes atrações do evento é o mestre convidado: Silvio Campari, que além de treinador, é também o selecionador das seleções da FIKTA (Federação Italiana de Karaté Tradicional e Afins) e do grupo italiano da ESKA (European Shotokan Karate Association). O Sensei promete elevar o nível técnico e inspirar os karatecas barreirenses (e não só) a aperfeiçoar o seu desempenho no tatami.
Com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), esta é mais uma iniciativa que realça o papel ativo do GD Ferroviários na dinamização do desporto local.