Embora não pareça, a primavera já chegou e com ela os dias mais longos e os intensos tons de verde da natureza, que convida a sair de casa, respirar ar puro e redescobrir o que de mais surpreendente existe nos espaços verdes que nos rodeiam. Durante a estação, as flores ganham uma nova vida, desabrochando em cores e formas únicas.
É entre essas flores que se encontram as orquídeas silvestres, que se destacam pela sua delicadeza, engenho e mistério. Pouco conhecidas pelo grande público, estas plantas escondem curiosidades fascinantes, desde os mecanismos de polinização até às estratégias sofisticadas de sobrevivência, e esperam por si no próximo evento na Mata da Machada.
Considerada um dos pulmões verdes do concelho do Barreiro, a Mata acolhe uma diversidade de espécies que merecem ser conhecidas de perto — e, entre elas, as orquídeas são verdadeiros tesouros botânicos. Para dar a conhecer melhor estas flores especiais, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina está a organizar uma atividade dedicada às orquídeas silvestres, agendada para o próximo sábado, 12 de abril.
Assim, entre as 10 horas e o meio-dia, todos os participantes terão a oportunidade de percorrer os trilhos da mata e descobrir porque é que estas plantas são consideradas “mestres da mímica e da deceção”. Além de ficar a conhecer melhor as orquídeas, o objetivo passa por ensinar as pessoas presentes a identificar algumas das espécies que podem ser encontradas no local.
Embora a participação seja gratuita, só aqueles que se inscreverem previamente, através do número de telemóvel 800 912 070, terão o seu lugar garantido neste passeio, classificado para maiores de dez anos.