cultura

Recebeu um alerta da Netflix sobre falha no pagamento? Cuidado, pode ser burla

Plataforma alerta para mensagens falsas que pedem aos utilizadores que cliquem num link perigoso.
Exigem uma renovação do pagamento.

Os esquemas dos burlões estão cada vez mais sofisticados e perigosos. A mais recente fraude envolve a Netflix e consiste no envio de uma mensagem fraudulenta para os telemóveis dos utilizadores. Nela, alerta-se para a necessidade de renovação do pagamento da mensalidade da plataforma.

Vários subscritores do serviço estão a receber pedidos falsos de pagamento. O conteúdo da mensagem alerta para uma alegada falha e usa frases como “Netflix: o seu último pagamento foi rejeitado, a sua conta será suspensa”. O texto inclui ainda a data limite para a suspensão e uma ligação para proceder ao pagamento — que não deve, claro, ser aberta.

A Netflix já se pronunciou sobre o esquema e alertou os utilizadores para que ignorem e eliminem qualquer email ou SMS que peça informações como números de cartão de crédito, detalhes da conta bancária, palavras-passe ou métodos de pagamento. A empresa reforça que nunca solicita pagamentos através de terceiros e que os clientes devem evitar clicar em hiperligações desconhecidas.

Se algum utilizador abrir a página fraudulenta, partilhar informações pessoais ou suspeitar de um esquema de burla, deve contactar imediatamente a Netflix através do email phishing@nullnetflix.com.

 

 

 

 

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA