Os esquemas dos burlões estão cada vez mais sofisticados e perigosos. A mais recente fraude envolve a Netflix e consiste no envio de uma mensagem fraudulenta para os telemóveis dos utilizadores. Nela, alerta-se para a necessidade de renovação do pagamento da mensalidade da plataforma.
Vários subscritores do serviço estão a receber pedidos falsos de pagamento. O conteúdo da mensagem alerta para uma alegada falha e usa frases como “Netflix: o seu último pagamento foi rejeitado, a sua conta será suspensa”. O texto inclui ainda a data limite para a suspensão e uma ligação para proceder ao pagamento — que não deve, claro, ser aberta.
A Netflix já se pronunciou sobre o esquema e alertou os utilizadores para que ignorem e eliminem qualquer email ou SMS que peça informações como números de cartão de crédito, detalhes da conta bancária, palavras-passe ou métodos de pagamento. A empresa reforça que nunca solicita pagamentos através de terceiros e que os clientes devem evitar clicar em hiperligações desconhecidas.
Se algum utilizador abrir a página fraudulenta, partilhar informações pessoais ou suspeitar de um esquema de burla, deve contactar imediatamente a Netflix através do email phishing@nullnetflix.com.