cultura

Os barreirenses vão poder ficar a conhecer o Património Industrial da CUF este mês

Há uma visita guiada marcada para o dia 18 de janeiro, sábado, a partir das 10 horas. O evento é gratuito.
Uma zona histórica.

Se pedirmos a um barreirense que faça uma lista de alguns dos pontos de referência do concelho, o mais expectável é que a Companhia União Fabril (CUF) faça parte de quase todas as respostas. A CUF, fundada em 1865, começou por se dedicar à produção de sabões e óleos, mas uma mudança de rumo transformou-a numa das mais influentes empresas industriais do País.

No final do século XX, Alfredo da Silva assumiu a liderança da CUF, que passou a ter, no Barreiro, o seu principal complexo industrial. Graças à empresa, a região teve um grande desenvolvimento social e económico e foram construídas fábricas e infraestruturas, incluindo habitação para os trabalhadores, escolas e clubes desportivos, como é o caso do Grupo Desportivo da CUF, que competia em várias modalidades.

Com muitos anos de história para contar, um resumo nunca será suficiente para destacar todos os pontos importantes. O melhor será mesmo visitar o antigo complexo e regressar ao passado, no local. A boa notícia é que vai poder fazê-lo, com um guia, no dia 18 de janeiro, sábado, pelas 10 horas.

A iniciativa tem como objetivo “dar a conhecer o património do antigo complexo industrial da Companhia União Fabril, construído nos inícios do século XX, e ainda hoje, uma das imagens de marca do Barreiro”, refere a organização.

A participação na visita guiada é gratuita, mas é obrigatório que se inscreva, junto do Posto de Turismo do Barreiro, localizado no Terminal Rodo-Ferro-Fluvial ou através do número de telefone 212 068 287. Com a duração de 120 minutos, a visita é destinada ao público em geral, mas está limitada a um máximo de 20 participantes. O ponto de encontro será no Espaço Memória — Rua 17.

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA