cultura

Há um famoso quadro português em destaque na nova série de Robert De Niro

A obra de Amadeo de Souza Cardozo surge numa das cenas do priimeiro grande projeto televisivo do ator vencedor de dois Óscares.
Está a fazer sucesso na Netflix.

Depois do lançamento a 20 de fevereiro, “Dia Zero” não tardou a chegar ao topo da Netflix. Apesar da popularidade, muitos espectadores podem não ter reparado numa subtil referência a Portugal. Numa das cenas protagonizadas por Robert De Niro, é possível ver, no escritório da personagem interpretada pelo ator, “Os Galgos”, uma obra de Amadeo de Souza-Cardoso.

Esta foi uma das primeiras telas exibidas pelo artista, apresentada no 27.º Salon des Indépendants, em Paris, em 1911. Contra os montes ao fundo e o sol nascente, que revela a chegada de uma madrugada de caça, veem-se dois galgos, um branco e um preto. No fundo do quadro, há dois coelhos em fuga.

“Optando pela verticalidade da tela, Amadeo explora assim meios pictóricos para sintetizar a narrativa, criando um enquadramento inabitual que nos aproxima da cena ao ponto de amputar parte do corpo dos galgos (como se, na posição de caçadores, também eles olhassem o quadro de fora, estudando as suas presas, e como se os coelhos estivessem a saltar para fora dos seus limites), além de manipular também a escala, distorcendo as linhas que definem os vários planos, curvando-as como ao sol por detrás, colocando o próprio cenário em movimento”, explica o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian.

“Dia Zero” é uma das grandes apostas da Netflix para este ano e marca a estreia de Robert De Niro no formato televisivo. Criada por Eric Newman (responsável por sucessos como “The Watcher”, “Narcos” e “Griselda”) e Noah Oppenheim (“Maze Runner”), a série de seis episódios aborda temas atuais como cibersegurança e política global.

A trama acompanha um ex-presidente dos Estados Unidos, interpretado por De Niro, que é chamado a sair da reforma para investigar a origem de um ataque cibernético mortal que já causou mais de três mil vítimas.

“No rescaldo de um devastador ciberataque e na iminência de uma nova ofensiva, o presidente é incumbido de encontrar os responsáveis e apurar a verdade”, lê-se na sinopse. Ao longo dos episódios, o protagonista enfrenta desafios enquanto desvenda uma conspiração que ameaça a segurança nacional e o futuro da democracia americana.

Além de protagonizar a série, o ator vencedor de dois Óscares é também um dos produtores executivos. “Dia Zero” conta ainda com a participação de Angela Bassett, Jesse Plemons, Lizzy Caplan, Connie Britton, Joan Allen, Matthew Modine, Bill Camp, Dan Stevens e Gaby Hoffman. Leia o artigo da NiT para saber mais sobre a série.

Carregue na galeria e conheça outras séries e temporadas que estrearam em fevereiro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA