Elizabeth Zott é tudo menos uma mulher comum — e, na verdade, ela própria rejeita esse conceito. Protagonista de “Lições de Química”, o fenómeno literário assinado por Bonnie Garmus, Elizabeth é uma cientista brilhante que, nos anos 60, se recusa a aceitar o lugar que lhe foi imposto por uma sociedade dominada por homens. Primeiro olhada de lado pelos colegas do Instituto de Pesquisa Hastings e, anos mais tarde, idolatrada por milhares de donas de casa americanas, ela é a prova viva de que a inteligência e a ambição não se resumem a questões de género.
Na próxima sexta-feira, 17 de maio, às 15 horas, a Biblioteca Municipal do Barreiro recebe a 31.ª sessão do Clube de Leitura e o livro em destaque é precisamente este romance que conquistou leitores em mais de 35 países e já tem direito a adaptação televisiva, com Brie Larson no papel principal.
Mais do que um romance sobre uma mulher fora do tempo, “Lições de Química” é uma crítica certeira aos preconceitos sociais, um convite ao empoderamento feminino e uma historia de amor entre Elizabeth e Calvin Evans, “um jovem brilhante que se apaixona por ela”, pode ler-se na sinopse. Entre equações químicas, programas de culinária e a educação de uma filha com um QI fora da média, Elizabeth Zott desafia estereótipos e inspira mulheres a fazerem o mesmo.
A participação no clube é gratuita, mas requer inscrição prévia, que deverá ser efetuada por email (biblioteca.municipal@nullcm-barreiro.pt(. Durante duas horas, os participantes vão poder partilhar interpretações, debater ideias e mergulhar no universo singular criado por Bonnie Garmus, uma copywriter especialista em áreas como tecnologia, medicina e educação, que acabou por se dedicar à ficção e criou uma das personagens femininas mais marcantes da literatura contemporânea. O clube é aberto ao público em geral.