No Barreiro, o verão não é feito, apenas, de calor e dias longos — é também tempo de festa, tradição e muita música. Com a chegada de Julho, chegam também três dias nos quais organistas, procissões, bailarinas e artistas prometem animar o público de todas as idades nas ruas de Coina. As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios — organizadas pela União de Freguesias de Palhais e Coina — estão de regresso e trazem um cartaz onde a tradição e o entretenimento andam de mãos dadas.
O programa arranca na sexta-feira, 11 de julho, com a abertura oficial marcada para as 21h15. Poucos minutos depois, às 21h30, sobe ao palco o organista Bruno Marques, que promete dar o tom inicial à festa com sonoridades populares e animadas. A noite continua, às 22h15, com a atuação dos Putos do Rock, grupo da União de Coina, orientado pelo professor Pedro Araújo, num momento especial, protagonizado por jovens músicos que levam o rock muito a sério e contam com atuações em vários palcos do País.
No sábado, 12 de julho, a festa regressa às 16 horas, com a abertura do recinto. A verdadeira animação chega à noite: às 21h30, será a vez do grupo musical Toy Cascão entreter os presentes com os temas animados e boa disposição em palco. No entanto, o ponto alto da noite está reservado para as 23 horas, altura em que Iran Costa, conhecido pelo sucesso “O Bicho”, irá subir ao palco com as suas bailarinas. O desafio é simples: prepare-se para dançar, cantar e ser transportado para o passado com a energia deste clássico dos anos 90.
Domingo, 13 de julho, será o dia mais solene, mas não menos animado. As festas abrem novamente às 16 horas e, uma hora depois, realizar-se-á a Missa Solene em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, momento de recolhimento e tradição que mobiliza muitos habitantes da vila e arredores. Às 18 horas, a procissão percorre as ruas, acompanhada pela Banda Municipal do Barreiro, num cortejo que mistura fé, história e comunidade.
Quando a noite cair, a música voltará a tomar conta do palco. Às 21h30 atuam Marta e Ana, as vozes do Grupo Musical do Estrelas Areenses, que prometem um espetáculo intimista, mas cheio de alma. Para encerrar com chave de ouro, às 23 horas, Jorge Guerreiro regressa à cidade (depois da atuação nas Festas da UFASSAV). Acompanhado pelas suas bailarinas, promete uma energia contagiante, que vai pôr toda a gente a dançar até ao último minuto.
À meia-noite, as festas encerram oficialmente, deixando no ar o som da música, o cheiro das febras na brasa e as memórias de mais uma edição celebrada em grande.
Se procura um fim de semana de verão com tudo o que marca as festas populares portuguesas — convívio, romaria, artistas nacionais e muita animação —, estas são as festas que não vai querer perder. Junte os amigos, leve a família e aproveite os três dias ao máximo.
Carregue na galeria e recorde a história de Pedro Araújo e dos Putos do Rock.