Com uma agenda cultural marcada pela diversidade, o Barreiro prepara-se para receber, pela primeira vez, “um dos festivais mais singulares do país”, pode ler-se na descrição do evento. No fim de semana de 17 e 18 de maio, a cidade acolhe a quarta edição do Festival Passagens, promovido pelo Coletivo HuBB — Humans Before Borders, que há quatro anos se afirma como um espaço de criação, encontro e resistência, através da arte feita por pessoas migrantes.
“É uma organização que faz alguns projetos relacionados com a migração dentro e fora do País, no sentido de garantir os direitos dos migrantes, principalmente em Portugal e na Europa”, explica Sofia Trindade, uma das ativistas do Coletivo, à NiB. O HuBB (que não tem fins lucrativos) nasceu em 2018, juntando ativistas voluntários de diferentes origens, e desde então, tem desenvolvido vários projetos e iniciativas, como a que está a caminho do Barreiro.
“Neste momento, estamos a concentrar esforços no Festival Passagens, que se realiza, há quatro anos, sempre em sítios diferentes. Este ano optámos pelo Barreiro, uma vez que achamos que, até então, não tínhamos organizado nenhuma edição na Margem Sul”.
Aquilo que nunca muda é a missão do HuBB: “criar pontes entre comunidades, afirmar o direito à mobilidade e dar visibilidade à criação artística de pessoas migrantes”. A organização do Festival vai ainda mais longe, referindo que “num tempo em que o discurso político continua a marginalizar pessoas migrantes e refugiadas, o Passagens afirma-se como um festival que quebra fronteiras — físicas, simbólicas e institucionais — com uma programação construída por quem vive e cria a partir da experiência migratória”.
Assim, durante dois dias, a Associação Os Penicheiros, à beira do rio Tejo, transforma-se num espaço onde a cultura marcará presença de várias maneiras. Performances, música, gastronomia, cinema, poesia, oficinas e conversas compõem uma programação “ousada e profundamente representativa”. A entrada é livre, não por acaso, mas porque, segundo os responsáveis pelo HuBB, “a acessibilidade não é um detalhe, é um princípio. “Apesar de ser gratuito, existe a possibilidade de as pessoas efetuarem doações para o Humans Before Borders ou para os próprios artistas a atuar no Festival”.
Entre os primeiros nomes confirmados, responsáveis por trazer música à cidade, estão Prétu aka Xullaji, Sana Cissokho, Samy Zeghmati (‘Paths We Cross’ e ‘Muvuka’) e um DJ set de Gabby Da Glock. Nas conversas, o festival propõe diálogos urgentes. “História, presente e futuro do movimento negro em Portugal”, com curadoria e moderação de Yussef, e “Imigração e mercado de trabalho: uma conversa sobre a Manifestação de Interesse”, moderada por Ana Paula Costa, da Casa do Brasil, dão o mote para momentos que prometem ser bastante enriquecedores.
“Geralmente, as conversas contam com um painel de três a quatro pessoas, juntamente com um moderador. Neste momento, a curadoria é sempre feita por pessoas de outras organizações”.
A programação inclui, ainda, dinâmicas como a Ginginha Poética, sessões de cinema com curtas-metragens de David Lohmueller e Simon Straetker, Júlia Vilhena, Nicolás Isasi, Violeta Mora, Davit Petrosyan e Leon Salner, entre outros, e oficinas de criação artística como “Desenhos Migratórios”, orientada por Bárbara Barreto, ou “Eu, Pessoa Migrante”, dinamizada por Romina e Eduarda.
O espaço dos Penicheiros acolherá também uma feira de artes, gastronomia e cultura com a presença de projetos como o Coletivo Mukambu, Tourette Tattoo e Violeta Mora. Nas artes visuais, estarão em exposição os trabalhos de Alina Levyz, Vivaldo Franco e o Projecto Ponte.
Quanto à expectativa para este evento, Sofia é clara. “Esperamos conseguir quebrar muitos dos mitos que existem à volta de um tema tão importante como a migração em Portugal, numa altura em que a extrema-direita ganha muita força no País”.
Com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), o Festival Passagens chega como um manifesto artístico, político e social. Um convite à escuta, à reflexão e, acima de tudo, à celebração das vozes que migram e transformam o mundo. A programação completa e os horários serão divulgados brevemente nas redes sociais e no site oficial do HuBB.
Carregue na galeria e veja algumas imagens dos artistas musicais já confirmados no Festival Passagens.