Quem acompanha a agenda cultural do Barreiro, já sabe que o Convento da Madre de Deus da Verderena é um dos espaços culturais mais dinâmicos da cidade, apresentando uma programação diversificada ao longo de todo o ano — e o mês de julho não será exceção. Entre oficinas criativas, atividades para famílias, visitas guiadas e até uma mostra dedicada à língua esperanto, este será um mês de verão cheio de propostas para todos os gostos e idades.
A primeira atividade está agendada para o dia 5 de julho, sábado, entre as 14h00 e as 17h30, na Biblioteca do Convento, com o Atelier de Reciclagem de Filtros de Café, conduzido por Joaquina Ricca. Esta oficina criativa convida os participantes a transformar objetos do quotidiano em peças únicas, através de técnicas sustentáveis e expressivas. A inscrição é gratuita, mas limitada a dez participantes.
Segue-se, no sábado 12 de julho, à mesma hora, o Atelier DIY – Tererê no cabelo, dinamizado por Joana Alves. Dedicada às artes manuais e à autoexpressão, esta atividade será dirigida a miúdos e jovens a partir dos 8 anos (até seis pessoas), promovendo a inclusão das gerações mais novas na vida cultural do município.
No sábado seguinte, dia 19 de julho, a manhã começa com uma visita guiada ao Convento, entre as 10h00 e o meio-dia. Esta será uma excelente oportunidade para conhecer melhor o património histórico e arquitetónico do espaço ou, caso já o tenha visitado, de voltar a surpreender-se com a beleza deste ponto histórico da cidade. As inscrições devem ser efetuadas no Posto de Turismo do Barreiro, através do email postodeturismo@nullcm-barreiro.pt ou pelo número de telefone 212 068 287.
Ainda no dia 19, à tarde, das 14h00 às 17h30, haverá lugar para mais uma oficina orientada por Joana Alves: o Atelier de Origami, com foco na figura do frade franciscano. A proposta, que alia criatividade à tradição espiritual do espaço, terá lugar na Biblioteca e tem um limite de dez participantes.
O dia termina em tom solene e musical, com o concerto da Camerata Musical do Barreiro, agendado para as 21 horas na Capela Grande do Convento. O espetáculo tem entrada livre e promete encher o espaço com as inconfundíveis sonoridades clássicas.
Por fim, entre os dias 21 de julho e 1 de agosto, o Convento da Madre de Deus da Verderena recebe uma curiosa mostra de livros e acessórios em esperanto, a famosa língua universal criada no século XIX. A exposição parte de um acervo de um colecionador particular e poderá ser visitada livremente entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Com atividades gratuitas e pensadas para todas as idades, a agenda de julho do Convento convida os barreirenses (e não só) a visitar o espaço cultural e a aproveitar cada uma das propostas. Se tem interesse em participar em algum dos ateliers, apresse-se, pois as vagas são preenchidas rapidamente.