Após o suicídio dos pais, Tiernan de Haas, uma jovem de 17 anos, vai viver com Jake Van der Berg (o meio-irmão do tio) e com os seus dois filhos adultos, Noah e Kaleb, numa casa isolada nas montanhas do Colorado. À medida que o isolamento e o inverno se tornam mais duros, a tensão sexual cresce entre a protagonista e os familiares, o que culmina em relações sexuais intensas e chocantes. A narrativa surpreendente é a base de “Crença”, de Penelope Douglas, uma das mais famosas autoras de dark romance, um género em crescente popularidade. Em Portugal, a obra vendeu cerca de três mil cópias após o lançamento em 2023.
Este género literário cresceu a par do surgimento do BookTok, o fenómeno do TikTok que abrange uma nova geração de leitores. Naturalmente, à medida que a popularidade aumenta — no TikTok há mais de três mil milhões de vídeos sobre este tema —, mais se discutem as narrativas sombrias e chocantes que populam estas histórias, entre maus-tratos físicos, psicológicos e doenças mentais.
Penelope Douglas nunca se deixou abater pelas críticas. “O dark romance, as emoções cruas e a raiva são tópicos que realmente me cativam e sobre os quais quero escrever. Isso é que me entusiasma enquanto escritora”, contou ao site “The Abstract Books”. “O sexo, por outro lado, é mais difícil”, mas também é um tema recorrente.
Dentro deste meio, outro nome bastante popular é o de H.D. Carlton, responsável por “A Sombra de Adeline” e “A Caça por Adeline” que, segundo o que o Grupo Infinito Particular revelou à NiT, venderam mais de oito mil exemplares em Portugal no ano passado.
Estes títulos de H.D. Carlton retratam a história de Adeline Riley que é perseguida obsessivamente pelo seu stalker, Zade, fundador de uma organização que procura combater diariamente o tráfico humano, sobretudo o infantil.
O conteúdo das obras é gráfico, explícito e desaconselhado aos leitores mais sensíveis. Em muitos casos, descreve ao pormenor cenas de abuso infantil. A própria autora avisa que são apenas destinados ao público com mais de 18 anos. “Mesmo assim, tenham atenção aos avisos de gatilho”, escreveu no Goodreads durante uma sessão de perguntas e respostas.
Carlton começou a escrever poesia quando era adolescente, mas foi com o dark romance que se estreou no mundo literário, em 2018, com “Hollow”. A obra fazia parte da saga “The Zero” que também incluía “Untainted”, uma sequela de 2019.
Foi apenas em 2023 que realmente chamou a atenção do público, graças a “A Sombra de Adeline” que, até hoje, vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. Graças ao título, venceu o primeiro lugar nos Amor Book Awards.
Carlton não é exatamente uma figura misteriosa, mas pouco se sabe sobre a sua vida pessoal. No site oficial revela que vive em Oregon, nos EUA, com o marido — ao qual chama de Bigfoot —, dois cães e um gato. “Quando não estou a tomar banho com as lágrimas dos meus leitores, estou a ver programas sobre o paranormal e a desejar ser uma sereia”, brinca.
Embora deixe o aviso de que os seus livros são feitos para um público adulto, a verdade é que uma parte da legião de fãs é constituída por adolescentes, o que gera preocupações entre os pais. A classificação não se deve meramente devido às cenas eróticas, mas também ao facto de a grande maioria destes livros conter conteúdo sexual explícito, relacionamentos abusivos, sequestro, violação e grandes diferenças de idades entre os protagonistas.
O debate sobre o tema tem ganho algum destaque nas redes sociais, mas, no TikTok, o hashtag #darkromance ultrapassa as três mil milhões de visualizações, o que comprova que nem as polémicas param o crescimento do género.
Outro nome cada vez mais relevante é o de Ana Huang, que lançou em abril “The Striker”, o seu título mais recente e que se junta a uma lista que conta com bestsellers como “Twisted Games”, “Twisted Love”, “Twisted Hate” e “Twisted Lies” — uma saga que já vendeu mais de 15 milhões de exemplares desde o lançamento em 2021.

Os livros giram em torno de um grupo de quatro melhores amigas nos seus anos de universidade. Cada obra conta a história de uma das quatro raparigas na sua jornada para encontrar “o tal”, quer tenha sido antes, durante ou depois da universidade.
“The Striker”, porém, afasta-se um pouco deste universo para contar a história de Asher Donovan, uma estrela da Premier League e o melhor futebolista da atualidade. “A transferência polémica para o Blackcastle fez com que o antigo adversário, Vincent DuBois, se tornasse colega e capitão de equipa. Quando a rivalidade dentro das quatro linhas lhes custa o campeonato, os dois são obrigados a treinar juntos após o fim da época”, avança a sinopse.
Durante os treinos para a nova época, Asher apaixona-se pela treinadora de futebol e não a consegue tirar da cabeça. “Mas há um pequeno problema: ela é a irmã do seu rival.”
O livro tornou-se num bestseller, o que continua a ser surpreendente para Ana Huang. “Há três ou quatro anos estava a trabalhar num pequeno cubículo dentro de um escritório. É inacreditável que esta é a minha vida atual”, disse à “Cosmopolitan” em 2024.
Esta novidade começou a ser trabalhada na altura em que escrevia a saga “Twisted” — e Asher, o protagonista, surgiu de forma bastante natural. “Ele já tinha uma participação pequena noutro livro e percebi que era uma personagem interessante”, recorda.
Quando finalmente teve tempo livro para se dedicar a “Striker”, já tinha tudo o que precisava, visto que, ao longo do tempo, foi escrevendo nas notas do telemóvel todas as qualidades e defeitos do protagonista. “A partir daí, foi só escrever. Muitas das cenas já estavam na minha cabeça.”
Tal como Carlton, deixou uma mensagem importante aos seguidores, especialmente aos mais novos, no Goodreads. “Tenham cuidado porque é um dark romance e, naturalmente, há algumas cenas mais pesadas. Mas, acima de tudo, espero que se consigam conectar com estas personagens, de uma forma ou de outra.”
Carregue na galeria para conhecer os livros Dark Romance mais vendidos em Portugal.