cultura

Da róbotica aos matraquilhos e concertos. Semana Académica do Barreiro já começou

O programa reúne inúmeras atividades gratuitas pela cidade. O artista Jimmy P. é o destaque desta quarta-feira, 28 de maio.
Jimmy P. é um dos artistas do cartaz.

Quatro dias, dezenas de atividades e uma cidade inteira a celebrar a educação, a juventude e o espírito de comunidade. É este o mote da quarta edição da Semana Académica do Barreiro, que está de volta entre 28 e 31 de maio, e promete transformar vários pontos do concelho — do Parque da Cidade ao Espaço Jovem — num verdadeiro festival de conhecimento, cultura e diversão. Prepare-se para assistir a espetáculos, experiências científicas, jogos, cinema, concertos e até uma noite com DJ sets, tudo com entrada gratuita.

 A partir desta quarta-feira, 28 de maio, e durante quatro dias, não vão faltar propostas lúdicas, pedagógicas, culturais e desportivas. Na Tenda Espaço Jovem não faltarão atividades dedicadas ao público juvenil, com atuações artísticas, apresentações educativas como “Conhecer a Diabetes e os seus sintomas” pela Associação Mellitus, atividades dinamizadas pelos alunos da Escola Básica da Cidade Sol, jogos diversos, pinturas faciais com a UFASSAV, demonstrações da Academia de Ciências de Combate e o jogo Júnior Seguro On The Road, promovido pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil. O local, acolherá, também o projeto Barreiro Climate Action, desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

Já o Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), será o palco de sessões de cinema do projeto “Barreiro em Curtas”; do espetáculo “Cooltivar”, com o barreirense Jimmy P, agendado para as 16 horas desta quarta-feira, 28 de maio; da apresentação “Quadros Vivos”, pelos alunos da Escola Secundária de Casquilhos, que terá lugar na sexta-feira, 30, entre as 14 e as 18 horas. O primeiro andar do Auditório estará reservado para a Barreiro TV e o projeto Cinekids, com curtas-metragens promovidas pelo Serviço Educativo Municipal.

A ciência estará em destaque no Edifício Américo Marinho, com o Palco da Ciência, atividades de robótica dinamizadas pela ANPRI, Areal Editores e IPS – ESTB, e, ainda, sessões astronómicas no Planetário. Já a zona exterior, dedicada à cidadania, acolherá sessões do projeto “Únicos e Especiais”, dinamizadas pela Associação NÓS, demonstrações de viaturas da PSP e GNR e atividades com a Escola de Fuzileiros Navais, da Proteção Civil, da APCC – Associação Portuguesa de Ciências de Combate, da Quinta do Mião, com animais para adoção, e jogos pedagógicos com a S. ENERGIA.

O Parque da Cidade vai transformar-se num centro de diversão familiar, no sábado, 31 de maio, entre as 9h30 e as 12h30, com insufláveis, volteio, matraquilhos, jogos em família e atividades desportivas organizadas pela Edugep e pela Natour. As aves de rapina da Ambifalco também marcarão presença no evento, no qual poderá, ainda, experimentar o laser tag, com a Tuga Natura. A zona acolherá, também, atividades do “Projeto KidFun – Educação para Valores”, promovido pela Fundação Benfica. E por falar em desporto, vai poder participar nas atividades de padel, acessíveis ao público entre os dias 28 e 30 de maio.

A Noite da Juventude, marcada para sexta-feira, 30, será um dos momentos altos desta IV Semana Académica do Barreiro. Se gosta de música e de bom ambiente, é só aparecer por volta das 22 horas e aproveitar a DJ Party que se estenderá até às duas da manhã.

Com tantas atividades e animação propostas, o melhor mesmo é não faltar a esta Semana Académica do Barreiro. Para mais informações, consulte o programa online

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA