Mais do que um feriado nacional, o 25 de Abril representa um verdadeiro marco na história do País e, por esse mesmo motivo, é celebrado, das mais diversas formas, de norte a sul. Como não poderia deixar de ser, o Barreiro não é exceção e o Convento da Madre de Deus da Verderena vai abrir as portas ao público para uma iniciativa cultural de entrada livre, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), em parceria com diversas entidades locais.
Se ainda não tiver um programa para o dia 25, sexta-feira, passe pelo Convento entre as 14 e as 17 horas, e descubra tudo aquilo que a organização preparou para assinalar esta data especial. Assim, durante o evento, será possível assistir à exibição de uma viatura da Escola de Fuzileiros (Larc), uma embarcação anfíbia que promete despertar a curiosidade dos visitantes, sobretudo dos mais novos e a uma exposição que inclui livros e maquetes de tanques de guerra e da icónica chaimite, símbolo de um passado militar que continua a fascinar os entusiastas da história contemporânea — mas há mais.
Além das exposições, os visitantes do Convento poderão conhecer os trabalhos dos alunos da Universidade Sénior do Barreiro (UTIB), desenvolvidos nas disciplinas de Cante Alentejano, Poesia e Partilha de Saberes. O momento musical ficará completo com a atuação do Grupo “Vozes da Tradição”, que animará os presentes.
Caso necessite de mais informações acerca deste encontro intergeracional e multidisciplinar que mistura a história, a arte e a tradição num dos espaços com maior simbolismo da cidade, deverá contactar a organização através do número de telefone 212 068 654 ou enviando um email para convento@nullcm-barreiro.pt.