cultura

Clube de Leitura está de regresso ao Barreiro esta semana

A Biblioteca Municipal vai receber uma obra do autor português Afonso Cruz no próximo sábado, 15 de fevereiro.
Dedicado à obra “Princípio de Karenina”.

O ato de ler vai muito para além da observação de palavras escritas numa sequência qualquer. Quem lê é transportado para outros mundos, questiona novas realidades e, muitas vezes, encontra-se com partes de si próprio que até então desconhecia.

Cada livro é uma experiência e é precisamente de vivências diferentes que se trata o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro, que se realiza no terceiro sábado de cada mês e o próximo dia 15 de fevereiro, sábado, não será exceção. A 28.ª edição do Clube de Leitura, marcada para as 15 horas, explorará o “Princípio de Karenina”, uma obra do premiado autor Afonso Cruz, cujos livros “estão publicados em vários países”, como refere a organização do evento.

A narrativa, descrita como uma “entrega sincera e emocional”, gira à volta de “um pai que se dirige à filha e lhe conta a sua história, que é a história de ambos, revelando distâncias e aproximando-se por causa disso” e desafiá-lo-á a deparar-se com as “relações mais próximas, erros, paixões, dores e, ao somar tudo isto, entre sofrimento e júbilo, encontrar, talvez, a felicidade”. Tal como acontece no livro, o Clube de Leitura convida-o a viajar “até aos confins do mundo”,  no Vietname e no Camboja, com destino a um “território que antigamente se designava como Cochinchina, para encontrar e perceber aquilo que está mais perto de si, aquilo que o habita”.

Entre as “inesquecíveis personagens que testemunham (ou complicam) a busca do homem pelo amor incondicional” encontrará “um pai que ergue muros de silêncio, uma mãe que revela as costuras do mundo, uma criada velhíssima, um amigo que quer ser campeão de luta e uma amante que carrega sabores e perfumes proibidos”. O evento, que terá a duração de duas horas, é gratuito e aberto ao público em geral. Caso esteja interessado em participar, deverá inscrever-se através do email biblioteca.municipal@nullcm-barreiro.pt.

Além de autor, Afonso, nascido em julho de 1971, na Figueira da Foz, é ilustrador, cineasta e membro da banda The Soaked Lambed. O seu percurso conta com passagens pela Escola António Arroio, as Belas-Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países. O escritor assina, ainda, desde 2013, uma crónica mensal no “Jornal de Letras, Artes e Ideias” com o título “Paralaxe”.

Se estiver a pensar em lanchar a seguir à sessão, aproveite para passar pelo Mercado Municipal 1.º de Maio e experimente um dos bolos da banca Doce da Anocas. Carregue na galeria e veja algumas imagens.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA