Alguns clássicos da literatura têm a capacidade de se tornarem intemporais, marcando várias gerações. Sejam obras nacionais como “Os Maias”, de Eça de Queiroz, “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, ou internacionais como “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald e “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, estes livros continuam a ser recomendados a todos aqueles que adoram ler.
No entanto, há obras mais recentes que se tornam clássicos instantâneos pela qualidade da escrita e pelas emoções que despertam nos leitores. Em 1967, o escritor colombiano Gabriel García Márquez publicou “Cem Anos de Solidão”, que se tornou num desses casos.
Se ainda não leu a obra-prima de García Márquez, mas tem vontade de voltar a viajar por esta história fantástica, não perca mais tempo. Comece já a devorar as páginas para poder participar no dia 18 de janeiro, sábado, na 27.ª sessão do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Barreiro.
Desta vez, a iniciativa é dedicada precisamente a “Cem Anos de Solidão”. Está marcada para as 15 horas. A participação é gratuita e está aberta ao público em geral. Durante duas horas, o realismo mágico de García Márquez vai invadir a biblioteca, para falar desta que é uma das obras mais aclamadas da literatura sul americana.
O romance conta a história da família Buendía, que vivia na aldeia de Macondo, na Colômbia. Com uma mistura de elementos reais e sobrenaturais, a obra, que ocupa um lugar na lista de maiores clássicos da literatura latino-americana (entre outras listas de livros que todos devem ler antes de morrer), foi traduzida para dezenas de idiomas e teve um papel importante na atribuição do Prémio Nobel da Literatura a García Marquez, em 1982.
Os interessados em fazer parte da sessão, deverão inscrever-se previamente através do email biblioteca.municipal@nullcm-barreiro.pt. As sessões do Clube de Leitura realizam-se no terceiro sábado de cada mês.
Tal como lhe contámos, anteriormente, no mês de janeiro assinala-se o 61.º aniversário da Biblioteca do Barreiro, e há muitas atividades para miúdos e adultos. Se quiser terminar a tarde com um programa em família, passe pela Ventura Games e aproveite os jogos de tabuleiro. Carregue na galeria e descubra mais acerca do espaço.