cultura

Barreiro vai receber um “Almoço de Domingo” diferente este mês

O romance do autor português José Luís Peixoto será o destaque da 32.ª edição do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal.
Foto: Patrícia Santos Pinto.

Faz parte daquele grupo de pessoas que não consegue passar mais de um dia sem ler? Pois bem, a Biblioteca Municipal do Barreiro vai voltar a abrir portas aos leitores mais dedicados para mais uma sessão do Clube de Leitura, agendada para 21 de junho, um sábado.

A 32.ª edição do Clube, com início marcado para as 15 horas e duração prevista de 60 minutos, será dedicada ao romance “Almoço de Domingo”, de José Luís Peixoto. A entrada é livre, mas requer inscrição por email (biblioteca.municipal@nullcm-barreiro.pt).

O livro, editado pela 2021 pela Quetzal Editores, propõe uma viagem pela história de Portugal, contada através da biografia de “um homem famoso que o leitor irá reconhecer”, pode ler-se na sinopse. A narrativa atravessa quase um século de acontecimentos marcantes, desde 1931 até 2021, “olhado a partir de uma geografia e de uma família”. É também uma panorâmica do Alentejo da raia, onde o contrabando serve de resistência à pobreza e funciona como metáfora para todas as fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. 

A obra de José Luís Peixoto traça um retrato sensível de várias gerações portuguesas, cruzando episódios da Guerra Civil de Espanha, do Estado Novo, do 25 de Abril e da consolidação da democracia. A trama percorre tempos, lugares e figuras históricas como Marcelo Caetano, Mário Soares e Felipe González, enquanto mantém o foco numa família reunida em torno do seu patriarca para o tradicional almoço de domingo. O autor reflete sobre o tempo, a velhice, a herança e a identidade, num livro que é simultaneamente íntimo e universal.

 

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA