cultura

As festas mais animadas do Barreiro regressam com concertos, marchas e até zumba

O evento, que decorre ao longo de quatro dias, promete trazer muita música e animação à cidade esta semana.
A entrada é gratuita.

É oficial: os dias quentes chegaram e tradicionais festas populares estão de regresso à cidade. Esta é a altura do ano em que só queremos sair à rua, aproveitar os dias longos e celebrar as tradições que nos enchem o coração, ano após ano, mantendo viva a ligação às nossas raízes.

No Barreiro, como em tantas outras cidades de norte a sul do País, junho é sinónimo de festa, com arraiais, marchas, palcos ao ar livre e muita animação para todas as idades — e as Festas UFASSAV (União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena) são o reflexo perfeito deste espírito. 

Com um programa pensado para toda a comunidade, artistas que dispensam apresentações, atividades para miúdos e adultos e um ambiente único, o Parque da Cidade do Barreiro volta a ser palco desta festa popular, que vai contar com muita música, tradição, animação e, até, zumba. 

A festa arranca já na próxima quarta-feira, 18 de junho, com a receção aos convidados, marcada para as 18h30, seguida da abertura oficial, visita ao recinto com o grupo Zé do Telhado, e marcha popular do Criva, com início às 20 horas. Às 20h30, será a vez da Orquestra Baía animar a noite, com uma atuação no Palco Tenda. Emanuel Moura é o artista que vai inaugurar o Palco Principal dos quatro dias de festa, com um concerto agendado para as 21h30, mesmo antes do encerramento, à meia-noite.

Na quinta-feira, dia 19, as portas abrem às 19 horas e, meia hora mais tarde, o Corpo Polifónico de Alto do Seixalinho sobe ao Palco Tenda, dando início a mais um dia com muita animação. A partir das 20 horas, os barreirenses vão poder assistir à atuação “Únicos e Especiais – O sonho continua”, da Associação NOS, mesmo antes do espetáculo do Grupo Coral de Santo André, que encerrará o Palco Tenda, às 20h30. O destaque da noite vai para o cantor Jorge Guerreiro, que atua no Palco Principal a partir das 21h30. O segundo dia das Festas UFASSAV termina à meia noite. 

Já na sexta-feira, 20 de junho, as atuações voltam a ter início a partir das 19h30, com a EstBar Tunas a abrir o Palco Tenda. A partir das 20 horas, a Associação Miorita promete pôr todos a mexer com uma atuação de dança. O grupo CoruTib – Coro da Universidade da Terceira Idade anima a festa às 20h30, num dia que contará ainda com um baile popular, conduzido por Hélio Esteves, a fechar o Palco Tenda, a partir das 23h30. O Palco Principal recebe os Tradição d’Ouro e Linda Neto, a partir das 21h30, com a noite a terminar à 1 hora.

O sábado, dia 21, arranca às 18 horas e será dedicado à dança, com as várias atuações programadas para o Palco Tenda: o Grupo Includance da Rumo (18h30); os African Dance Roots (19 horas); o Grupo de Cavaquinhos Cordas Mágicas do C.C.M.O. Marques da Costa (19h30); a atuação dos Passistas da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense (20 horas); os Dancecoolture (20h30) e mais um baile popular, desta vez com Hélder Pereira, às 23 horas. No Palco Principal, Fernando Correia Marques animará os presentes, a partir das 21h30, sendo que a festa terminará à 1 hora.

A programação do último dia, domingo, 22, começa mais cedo, com uma missa na Igreja de Santo André, às 11 horas. As festividades religiosas continuam às 17h30, com uma procissão pela vila de Santo André, que termina a tempo da abertura da festa, às 19 horas. 30 minutos depois, o Grupo Coral Alentejana “As Cantadeiras do Barreiro” sobe ao Palco Tenda, que receberá, ainda, o grupo Bollywood Dance Project, às 20 horas, e o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos do Barreiro”, às 20h30.  A cantora Micaela atua no Palco Principal a partir das 21h30, encerrando a festa à meia-noite.

Ao longo dos quatro dias das Festas UFASSAV, pode contar com animação de rua, bailes, artesanato, carrosséis, tasquinhas, um matraquilhódromo, organizado pela Associação Caminhada Saúde do Barreiro e pela Matraquilhos do Barreiro, doces regionais e outras atrações para todas as idades, numa edição em que se celebra o 94.º aniversário dos Bombeiros Voluntários do Barreiro.

A entrada é gratuita e o ambiente promete ser de festa do princípio ao fim. 

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA