cultura

A próxima sessão do Clube de Leitura do Barreiro traz um romance nigeriano à cidade

O foco da iniciativa, marcada para este sábado, 15 de março, será uma das obras da reconhecida autora Chimamanda Ngozi Adichie.
É aberta ao público.

Este sábado, 15 de março, às 15 horas, todos os caminhos vão dar à Biblioteca Municipal do Barreiro, onde se realizará a 29.ª sessão do Clube de Leitura, dedicada a uma obra que marcou a estreia de “uma escritora extraordinária”, descreve a organização. Falamos de “A Cor do Hibisco”, de Chimamanda Ngozi Adichie, que será o centro da conversa deste encontro aberto ao público em geral.

Chimamanda Ngozi Adichie cresceu na Nigéria e tornou-se numa das autoras mais reconhecidas da atualidade, com a sua obra a ser traduzida para mais de 55 línguas. O livro “A Cor do Hibisco” distinguido com o Commonwealth Writers Prize transporta os leitores para a Nigéria, através dos olhos de Kambili, uma jovem cujo mundo é definido e limitado “pelos muros da luxuosa propriedade da família e pelas regras de um pai repressivo”.

Com uma “vida privilegiada” que esconde um “ambiente tenso”, onde os dias são passados a rezar, dormir e estudar, a jovem tem de viver de acordo com as expectativas do pai, que “pune severamente os filhos, quando se mostram menos do que perfeitos”. No entanto, tudo muda quando um golpe militar ameaça a estabilidade do país e Kambili e o irmão são enviados para a casa da tia, onde descobrem uma realidade completamente diferente.

A história, que fala de “liberdade, amor e ódio, bem como da linha ténue que separa a infância da idade adulta”, abriu caminho para outros sucessos da escritora nigeriana, como “Meio Sol Amarelo”, vencedor do prestigiado Women’s Prize for Fiction, “Americanah”, galardoado com o National Book Critics Circle Award, e a coletânea de contos “A Coisa à Volta do Teu Pescoço”. A autora também se destacou com os ensaios “Todos Devemos Ser Feministas” e “Querida Ijeawele — Como Educar para o Feminismo”. Mais recentemente, escreveu “Notas sobre o Luto”, um ensaio sobre a perda do pai, e “O Lenço da Mamã”, um livro infantil publicado sob o pseudónimo Nwa Grace James.

Após alcançar o sucesso internacional, “A Cor do Hibisco” passará, agora, pela Biblioteca do Barreiro, para uma sessão gratuita, com a duração prevista de 120 minutos. Ainda que a entrada seja livre, os interessados deverão inscrever-se através do email biblioteca.municipal@nullcm-barreiro.pt.

Se estiver a planear lanchar pelo Barreiro depois da sessão, passe pelo Stina O’Clock, no Mercado Municipal 1.º de Maio e experimente um dos cafés com chocolate do espaço. Carregue na galeria e veja algumas imagens da pastelaria. 

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Bandeira
    2830-330 Barreiro
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h45
  • Terça a sexta-feira das 9h30 às 19h45
  • Sábados das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h45

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA