Durante a pandemia, Catarina Cardoso estava grávida da primeira filha e aproveitou para se dedicar a uma nova paixão: as plantas começaram a aparecer nas várias divisões da casa. Sempre que recebia visitas da amigas, as convidadas faziam rasgados elogios à decoração cheia de tons de verde.
Formada em marketing digital e em produção de moda, a jovem de 30 anos dedicou-se cada vez mais a este tipo de trabalhos. “Os meus pais tinham alguns espaços com interiores totalmente decorados por mim, com base num conceito natural. Tinha que haver sempre alguns apontamentos de madeira e muitas verduras”, conta à NiT.
Quando lançou a Terrae, em 2021, a marca seguia um conceito de venda de plantas e artigos de apoio, como terrários. O que aconteceu foi que começou a interessar-se cada vez mais no mundo dos vasos e objetos de decoração, até que começou a receber pedidos de projetos personalizados.
Catarina começou a fazer visitas às propriedades de novos clientes e avaliava o contexto. “Há muita gente a morar em Azeitão que tem casas de férias e ficavam muito tempo fora”, diz. “Tornou-se mais um negócio de projetos de decoração e assessoria do que uma marca.”
Então, decidiu deixar as plantas para trás. Em dezembro, a fundadora lançou o site da Terrae, que renasceu como uma marca de vasos exclusivos, com formas e cores neutras para criar “ambientes simplistas, harmoniosos, singulares e ajustados”. A missão do negócio é “complementar decorações românticas e florais”.
Como o nome indica, a ideia é que o projeto resulte da união entre a terra e a natureza, um tema presente em todas as coleções. “É um conceito clean e o mais simples possível”, refere.
A única linha fixa é a gama homónima da marca, mas todas seguem um tema diferente. La Vie En Rose, por exemplo, prende-se com o romantismo e a feminilidade das rosas, enquanto Calm Breeze está associada à praia e à conexão com a natureza através do mar.
Em todos os lançamentos, a simplicidade é a palavra de ordem. “Não há vasos exuberantes, cores exageradas ou acabamentos vidrados excessivos”, diz, acrescentando que o apreço pelo lado mais natural da decoração é uma das características que estará sempre presente na marca.
Os desenhos são todos pensados por Catarina. Já a parte da produção é responsabilidade por uma equipa de oleiros, situada em Coimbra, com quem a fundadora tem uma relação próxima. “Começo por alinhar com eles se a ideia que tenho é fazível — há projetos que sim e outros que não”.
Devido à natureza artesanal dos artigos, podem surgir pequenas variações de cor, imperfeições na composição e as tonalidades podem variar ligeiramente. O desejo de oferecer propostas o mais irrepetíveis possível é um dos motores da Terrae.
A par do lançamento destas peças, Catarina continua a dedicar-se a projetos de decoração de interiores. “Vou aceitando à medida que surgem. Tenho uma parceria com alguns arquitetos e, conforme surgem, considero-os importantes para alimentarem o meu lado mais criativo”, explica.
As escolhas tomadas são sempre uma extensão não só da marca, mas do gosto pessoal da jovem. “Digo que o meu estilo de vida é inspirado na ideia de que menos é mais. Se assim for, encaixa em tudo e acaba por funcionar em diversos contextos.”
Catarina dá o exemplo do vaso moderno em rosa cereja, da La Vie En Rose Collection, que se destaca pela forma cilíndrica e tonalidade terra. “Apesar de ser mais contemporâneo, se o meter numa decoração mais romântica e vintage, vai resultar na perfeição”, diz.
Embora não siga um calendário regular, a fundadora quer apostar no lançamento de mais coleções, pequenas e limitadas. A próxima será lançada em março e todos os pormenores já estão pensados e desenhados.
Um dos objetivos deste negócio é também permitir a Catarina expor alguns dos seus projetos e dar-se a conhecer. “Quero mostrar o que realmente faço e como penso em cada detalhe”, conclui.
As propostas da Terrae estão disponíveis no site da marca. Os preços começam a partir dos 16,26€.
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