Só muito raramente é que quem tem menos de um metro e sessenta consegue ir às compras e voltar para casa com uns jeans que assentem na perfeição. Na maioria das vezes, acontece uma de duas coisas: ou as calças ficam na loja para arranjar a bainha ou vão para casa, mas são entregues a uma costureira (ou à mãe) para encurtar.
Felizmente, o mundo do denim está em constante ebulição e há cada vez mais modelos. A solução mais recente é um estilo que os especialistas em moda chamam slacker jeans. Em parte baggy, em parte bootcut, diferem daquele formato clássico e apertado na zona da cintura, tão comum no início dos anos 90. Em vez disso, são mais largas e folgadas.
Recentemente, vimos o corte a desfilar nas passarelas tanto femininas, como masculinas. Um dos avisos aconteceu durante o desfile de outono-inverno de 2025 da Louis Vuitton, porém, na estação anterior, já tinham surgido algumas opções em marcas como a Fendi, Dsquared2, Ami ou Dries Van Noten, com modelos até ao chão.
Como é habitual, não demorou muito até que esta proposta se espalhasse pelas ruas, com alternativas a preços mais acessíveis. Tornou-se uma aposta das fast fashion para quem procura um caimento solto e relaxado, geralmente de cintura média ou baixa, com um toque vintage dos anos 90.
A melhor parte é que podem ser o equilíbrio que as mulheres mais baixas procuram, já que muitos modelos mais baggy nem sempre favorecem as proporções. O objetivo deste modelo é desconstruir a silhueta ao máximo, mas sem acrescentar demasiado volume visual ao corpo.
As melhores opções serão sempre os modelos de cintura alta, que alongam visualmente as pernas, evitando o efeito achatado de alguns dos designs mais populares, como as wide leg. Além disso, uma bainha com um corte ligeiramente cropped, a terminar no tornozelo ou com uma dobra inferior, evita que se encurte a figura.
Considerados casuais e cool, estes jeans são feitos à medida para vestir quando está com pressa. Pode usá-los num coordenado inspirado no streetwear, com sweaters oversized e sneakers chunky, ou optar pelo contraste com um visual mais moderno, seja com um blazer estruturado ou uma blusa branca.
Carregue na galeria para conhecer a seleção da NiT de jeans slacker com propostas de várias marcas, estilos e preços (a partir de 25,95€).