Algumas pessoas são seduzidas pelos preços mais baixos, outras apregoam a importância da circularidade. A verdade é que a loucura dos produtos em segunda mão tem atingido várias marcas — já chegou a uma iniciativa da Zara, por exemplo — e agora é a vez da IKEA apostar nesse mercado.
Os primeiros testes da IKEA Preowned, um marketplace de vendas online de móveis usados, arrancaram em Madrid (Espanha) e em Oslo (Noruega), em agosto, para um período experimental que decorreu até dezembro. Dado o sucesso, a empresa arrancou logo com a expansão.
Inicialmente, a chegada do conceito a Portugal estava prevista para agosto. Porém, a plataforma já está disponível no nosso País através de um marketplace, no site da retalhista sueca, onde qualquer cliente pode colocar à venda (e comprar) artigos que já não quer.
Através desta funcionalidade, é possível disponibilizar o artigo da própria marca que pretende vender, juntando ao anúncio as fotografias e o preço correspondente. Com ajuda da inteligência artificial, a base de dados acrescenta as próprias imagens promocionais e as respetivas medidas do artigo.
Este lançamento surge como uma tentativa da empresa enfrentar outras gigantes deste mercado de venda de produtos usados. “Há já algum tempo que este é um sonho em construção”, referiu o diretor-executivo da Ingka, principal operador das lojas IKEA, Jesper Bordin.
O comprador pode recolher a mobília diretamente ao vendedor, que depois escolhe entre receber o pagamento em dinheiro ou mediante um vale da loja com um bónus de 15 por cento. Por enquanto, o serviço não terá custos associados, mas o diretor-executivo afirma que poderá ser cobrada uma “comissão simbólica” futuramente.
“Estamos numa posição na IKEA em que podemos fazer coisas mais avançadas e interessantes. Há uma confiança incrível na evolução da empresa no domínio digital”, acrescenta Bordin.
Atualmente existem cinco lojas em Portugal: Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga. Nos últimos anos, a cadeia também tem apostado nos estúdios de planificação. Leia o artigo da NiT para conhecer melhor este projeto.
Neste momento, a marca está com uma campanha de saldos que vai decorrer até 13 de abril. Durante três semanas, pode aproveitar descontos que chegam aos 50 por cento em centenas de produtos, sendo que a oportunidade é exclusiva às lojas físicas (e limitada ao stock existente).
Carregue na galeria para conhecer algumas das novidades decorar a casa na primavera, que estão a fazer sucesso na IKEA (a partir de 1,99€).