Um dia, Sofia Lima estava a fazer scroll no TikTok quando um vídeo lhe captou a atenção. Nele, uma jovem norte-americana dedicava-se a fazer gloss à mão. Convencida de que podia fazer algo semelhante, mandou vir alguns produtos para começar a fazer as suas próprias experiências.
O bichinho pela dermocosmética já estava presente. Durante a formação, a jovem de 28 anos, que trabalha como esteticista, costemologista e maquilhadora profissional, já tinha iniciado a pesquisa pelo tema. Mas nunca tinha feito as suas próprias fórmulas.
A partir desta brincadeira, conseguiu fazer o primeiro produto, um gloss hidratante, que respondia a uma lacuna. “Sempre tive os lábios muito desidratados e não encontrava nada que resolvesse”, confessa à NiT. Quando mostrou as amigas, todas começaram a impulsionar a ideia.
O produto tornou-se a grande estrela da Dhara, uma marca portuguesa de cosméticos feitos de forma artesanal, sempre com fórmulas naturais, vegan e cruelty free. A loja online foi lançada oficialmente no sábado, 11 de janeiro, após Sofia ter deixado o projeto em stand-by.
“Quando voltei, decidi ampliar o leque para responder a outras necessidades que sentia”, revela. “Comecei a estudar, a perceber que resultados podia obter com certos óleos e a ter cada vez mais ideias.”
Entre as novidades, destaca-se, por exemplo, o sérum de pestanas, criado para potencializar o crescimento dos fios das pestanas e das sobrancelhas, ou o esfoliante de lábios, um complemento para os hidratantes.
A seguir, criou os óleos de cutículas, umas canetas “bastante práticas” que usa no dia a dia na área da estética, nomeadamente quando trabalha com unhas de gel em Ermesinde, no Porto, onde tem um espaço em nome próprio. “Penso sempre no que faz falta às minhas clientes.”
Os Hydra Glosses, disponíveis em sabores como melancia, morango ou baunilha, continuam a ser os bestsellers. O segredo, segundo a Sofia, está na fórmula feita a partir de ingredientes naturais, entre os quais destaca o óleo de coco fracionado, o óleo de pevide de uva e a vitamina E.
Entre as vantagens, destaca que além de hidratar, suavizar e nutrir os lábios, o gloss também os proteger. Apesar da textura ser leve e pouco pegajosa, deixa os lábios brilhantes, com uma cor discreta e um sabor agradável.
As embalagens seguem um design clean, transmitindo calma e serenidade. Todos os detalhes foram pensados ao pormenor, como o toque em rose gold nas tampas dos hidratantes labiais. “Não queria algo muito pesado ou demasiado infantil para chegar a todas as faixas etárias.”
Todas as propostas são feitas à mão por Sofia, que decidiu pensar num “nome fora da caixa” e diferente de qualquer outro projeto. Quando iniciou o brainstorming, cruzou-se com o termo “Dhara” e gostou do facto de se relacionar com a natureza, já que está associado à fertilidade e nutrição.
Além da coleção base, a cosmetologista quer lançar outros produtos e já tem várias ideias em mente. Um dos primeiros passos serão lançamentos mais temáticos, como sugestões para o Dia dos Namorados, artigos com algum brilho para o verão e algumas edições exclusivas para o Natal, por exemplo.
Todas as propostas da Dhara Cosmetics estão disponíveis no site da marca a partir de 4,49€. Os Hydra Glosses estão todos em promoção.
Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.