Para Andreia Martins a definição de “cool kids” são miúdos imparáveis. No fundo, explica à NiT, são jovens “que gostam do ar livre, que praticam desporto e que não dizem que não a um bom desafio”. São assim os seus dois filhos, Constança e Guilherme, de 10 e 6 anos, respetivamente.
Inspirada no espírito livre e aventureiro dos mais novos, a marketeer, de 42 anos, decidiu lançar a Luvora. Trata-se de uma marca portuguesa que transforma básicos, como T-shirts ou sweatshirts, em modelos divertidos e com frases inspiradoras. A melhor parte é que permite fazer match com mães, irmãos, primos ou amigos.
“Ainda sinto falta de um conceito de marcas mais pequenas, mas com uma identidade muito própria”, diz. “Os meus filhos adoram passear, fazer exercício físico e sujar-se. Achei que faltavam propostas que combinassem roupa e acessórios de uma forma divertida e com a qual se identificassem.”
Andreia assume-se como uma “vaidosa fashion lover”. Por isso, aproveitou não só o background familiar ligado à moda, através da mãe, mas a própria experiência profissional, para apostar num projeto seu. Nos últimos anos, passou pelos setores automóvel, alimentar e do desporto, além de ter assumido um cargo de marketing manager numa cadeia de fitness.
Sob o slogan “one look, one match”, a Luvora distingue-se precisamente por oferecer propostas que podem ser usadas tanto pelos mais novos, como por adultos. “As grandes marcas têm apostado neste nicho da personalização. Sempre gostei e, com este aparecimento no mercado, comecei a usar cada vez mais”, explica.
A primeira coleção, lançada a 18 de abril, chama-se “Unstoppable” como tributo a todos os miúdos que se recusam a abrandar. Com designs únicos, irreverentes e divertidos, este primeiro lançamento foca-se nos jovens que praticam algum tipo de desporto, seja voleibol, patinagem ou rugby.

“Comecei por pegar no caso da minha filha, que joga futebol. A Constança é muito ativa, disruptiva e cheia de energia”, destaca Andreia, que optou por estampar expressões como “joy”, “happiness” e “lucky me” em T-shirts brancas e que se enchem de cor através de grafismos geométricos.
“Primeiro surgiu o tema e só depois fui à procura de tudo o que podia ligar a este ponto de partida”, acrescenta. “Todas as criações têm de ter uma história por trás, então foi um longo processo com muito estudo e muita análise de mercado.
O nome do projeto também surgiu da necessidade de mostrar esta essência da marca, adaptando e amalgamando expressões como “love” e “aura”.
Da escolha das matérias-primas à estampagem e personalização, Andreia trabalha apenas com “os melhores fornecedores de têxteis e acessórios”, a maioria parceiros locais. Os lenços, por exemplo, são feitos em colaboração com costureiras em Lisboa.
Desde o início, já surgiram outro tipo de propostas com destaque para os acessórios. Há bonés com palavras que refletem a forma de viver da família de Andreia, um lenço cheio de personalidade e até uma coleção de garrafas pensadas para complementar os outfits, seja qual for o mood.
A próxima coleção, que já está a ser pensada, será subordinada a um tema diferente. Porém, mantém-se o slogan “one look, one match”, que será sempre o foco que une os lançamentos. “O que vai ligar cada coleção é esta ideia de família. Há sempre uma história a contar que inclua uma mãe, um filho ou ambos.”
“O fundamental é conseguirmos trazer novos capítulos desta história”, conclui, acrescentando que o objetivo passa por complementar as coleções sazonais com lançamentos esporádicos. “O que queremos é ter uma estrutura sólida para continuar a lançar peças matchy.”
Todas as peças da Luvora estão disponíveis no site da marca. Há propostas a partir dos 7,50€.
Carregue na galeria para conhecer algumas das peças.