compras

Inusitado. As agendas portuguesas minimalistas que se “adaptam a cada pessoa”

Com formatos pouco convencionais, a marca oferece alternativas à organização tradicional — e que esgotam super depressa.
A marca foi criada por duas amigas em 2017.

Escrever, riscar e apagar, esboçar ou, simplesmente, folhear. Para as amigas Ana Brandão e Joana Bernardo, a relação com as folhas de papel — sejam elas soltas ou parte de um todo, num caderno —, sempre foi mais do que o ponto de partida para a criação. Trata-se de um “ato íntimo” para desacelerar, afastadas dos estímulos da tecnologia.

Esta paixão por livros vem dos tempos da faculdade, quando as duas artistas, de 33 e 32 anos, respetivamente, se conheceram. Formadas em design de comunicação, especializaram-se no mercado editorial, na Faculdade de Belas Artes, do Porto, sempre acompanhadas por uma (ou várias) agenda.

No contexto profissional, sentiam a falta de objetos que tivessem uma preocupação com o design e, ao mesmo tempo, desenvolvessem uma relação com o utilizador. “Queríamos que estimulassem novas ideias e abordagens, além da experiência de escrever ou desenhar”, explica Joana à NiT.

Foi então que a dupla se juntou para lançar a Inusitado, em 2017. Agora, a marca portuguesa de estacionário é conhecida pelos produtos minimalistas, pouco convencionais e personalizáveis, como agendas, planners ou cadernos, que se “adaptam às necessidades das pessoas”.

“O objetivo sempre foi provocar novas sensações e ajudar no dia a dia da pessoa”, acrescenta a responsável. Se, por um lado, quererem chegar a clientes que procuram abrandar o ritmo, estes artigos também podem ser um complemento ao digital ou uma solução offline, pessoal ou profissionalmente.

O catálogo é composto por 30 produtos, como cadernos de formatos pequenos (A5 ou A6) e de capa dura ou fina, álbuns tradicionais, postais, e até conjuntos compostos por uma capa e vários cadernos versáteis, que oferecem alternativas à organização tradicional.

O produto-estrela da Inusitado é precisamente a coleção 1/365, que nasce de uma capa reutilizável e dois elásticos. Cabe à pessoa juntar os cadernos ou agendas que desejar. Pode optar pelos planners semestrais, por exemplo, ou um planner mensal, reorganizando mês a mês.

“O objetivo é que a pessoa torne o artigo o mais seu possível. Não precisa de andar com todos ao mesmo tempo, pode ser avulso”. Joana Bernardo acrescenta que a ideia surgiu de uma necessidade pessoal. “Andávamos sempre com agendas e cadernos de desenho e acabávamos por perdê-los.”

Outro dos bestsellers é a agenda de ano e meio, que todos os anos muda de conceito. Para este ano, entre setembro de 2024 e dezembro de 2025, o mote foi “unblocking plans” (“desbloquear planos”, em tradução livre). O foco está em “remover obstáculos e tornar a vida mais simples”, desbloqueando produtividade, equilíbrio ou criatividade.

“Lançámos o produto atempadamente para as pessoas que gostam de planear a longo prazo”, refere.

A nova versão está prestes a esgotar e mantém a versatilidade que caracteriza a marca. Como pode ser dividida em vários cadernos, pode comprar o set completo ou individualmente, a cada seis meses.

Além das propostas estandardizadas, as amigas podem personalizar os produtos à unidade, acrescentando uma gravura na capa e entre uma a três palavras. Neste caso, custam 10€.

O catálogo destaca-se ainda pela aposta em formatos e aberturas pouco convencionais ou modelos divididos em duas cores. Pode encontrar, por exemplo, capas duras sem lombada e com as costuras visíveis. “Gostamos que vejam a parte da encadernação para sentirem que é algo artesanal.”

Uma das premissas do negócio é valorizar técnicas tradicionais. Por esse motivo, a produção é toda feita por artesãos locais, que criam os artigos individualmente, e os cosem à mão ou com máquinas de costura Singer. No final, são estampados um a um com impressão a chumbo.

Os materiais também são escolhidos de forma detalhada, de forma a serem coerentes com o conjunto e a manter o design apelativo que distingue a marca. “Queremos que o objeto fale por si e que não sirva como distração, mas como uma plataforma e um auxílio. Daí a linguagem tão minimalista.”

“Acompanhamos todo o processo, desde a criação à materialização”, adianta Joana, que aponta a preocupação constante com a textura do papel ou da capa. Cada produto torna-se ainda mais único devido a estes acabamentos exclusivos, que impossibilitam a reprodução.

O nome do projeto, Inusitado, surge precisamente da ideia de artigos com um valor diferenciado. “Como estamos a caminhar para a digitalização, o papel é cada vez mais raro. É um negócio de nicho, mas sabemos que, quem compra, valoriza mesmo o objeto, seja por ser estético ou funcional.”

“Desde o início, falavam-nos de estarmos a caminhar para a digitalização e estarmos a criar uma marca virada para o papel”, confessa. “Mas somos designers e usamos todos os dias. Existe uma procura maior entre quem se quer desligar do digital. As pessoas querem estar offline e refletir, planear e organizar-se de outras formas.”

Além da oferta de produtos, Joana e Ana trabalham como um estúdio de design. Isto significa que fazem produção a pedido de uma empresa, um ofício à qual se dedicam a tempo inteiro desde setembro. “Perguntavam-nos pontualmente por este tipo de serviços e fomos abrindo o espólio aos poucos.”

Um dos exemplos, que acabou por ser colocado à venda, é um caderno criado em parceria com um gabinete de arquitetura. Trata-se de um A4 flexível, com uma capa de cartão “por causa das maquetas, com papel liso e vegetal”, diz.

“Neste caso em específico, foi um produto que nos interessou comercializar.”

O público em Portugal, onde já contam com pontos de venda em espaços multimarca, é cada vez mais sólido. Em agosto, já existem clientes a perguntar pela nova agenda, geralmente lançada em setembro, ou que recorrem à Inusitado durante a procura por um presente especial, por exemplo.

O próximo passo é a internacionalização, sendo que as vendas para fora têm vindo a crescer nos últimos meses. Com presença em mercados como Espanha, França, Países Baixos ou Reino Unido, querem ser mais do que uma marca de estacionário. “Vamos trabalhar como estúdio para orientar as pessoas, quando pegarem nos nossos objetos.”

A agenda “Unblocking Plans” está disponível no site da Inusitado por 36,50€, enquanto a coleção 1/36 pode ser comprada a partir dos 45,50€. A marca tem opções a partir dos 4,50€.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers da Inusitado.

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA