Ester Bravo e o marido, Andy Kemp, sempre foram apaixonados por tudo o que seja antigo e que conte uma história — incluindo o mobiliário de casa. Por isso, os dois começaram à procura de novas formas de reutilizar as peças antigas que tinham por casa.
“A ideia começou de uma forma engraçada. Tínhamos acabado de comprar uma casa nova e, nessa mudança, chegamos à conclusão de que tínhamos coisas a mais. Por isso, decidimos juntar o útil ao agradável e dar uma segunda vida à mobília que foi ficando para trás”, começa por conta Ester Bravo, de 46 anos. Apesar do interesse que sempre tiveram pelo tema, o processo de restauro foi uma novidade para o casal.
Na altura, Ester estava grávida da segunda filha e decidiu pôr mãos à obra. “Comecei por pesquisar e a ver vídeos no Youtube. O primeiro passo foi pintar o mobiliário e dar-lhe uma segunda vida”. Acabaram por conseguir transformar com sucesso algumas das peças que tinha a mais e foi aí que o hobby surgiu como uma ideia de negócio.
Neste momento, Ester trabalha exclusivamente por conta própria, mas nem sempre foi assim. Até 2020, trabalhava no Metro de Lisboa e despediu-se a pensar no restaurante que iria abrir. “A restauração é uma área muito exigente, por isso, decidimos encerrar em 2023”. Desde então que Ester estava a pensar no próximo passo a seguir. “Com esta aventura, decidimos seguir a nossa paixão”.
O que é a Revival Barreiro?
O projeto começou a aceitar encomendas a partir de 3 de julho. No entanto, há planos para abrir uma loja física em setembro. O conceito nasceu da vontade de dar resposta a um serviço que não existia no concelho do Barreiro. “Começamos a ter alguns clientes e, por isso, faz sentido ter uma loja que funcionasse tanto para atender ao público, como oficina”, refere Ester.
“Estamos sempre à procura de peças diferentes, que cumpram um determinado estilo e que seja possível restaurar. O processo criativo é muito natural. Assim que olhamos para a peça, imaginamos logo como poderia vir a ser”, salienta.
Além do restauro das peças, o casal também aceita projetos de personalização de mobília de madeira que os clientes tenham em casa, e que não combine com a restante decoração. “Basta que nos mostrarem a peça e expliquem o que gostariam de mudar”. Ester conta que, muitas vezes, as pessoas procuram um móvel que se destaque da restante decoração, mas que a decoração fique harmoniosa. “Aqui, temos a liberdade de escolher e fazer exatamente o que o cliente procura”.
Ester destaca ainda a importância de valorizar os materiais duradouros. “A madeira antiga é cada vez mais escassa porque o estilo das casas foi sendo alterado e as pessoas, sem saber o que fazer com a mobília, acabam por deitá-la fora. No entanto, as peças modernas já não têm tanta durabilidade. Por isso, achamos ser essencial esta reciclagem do material que tem muito potencial”
O Revival Barreiro trabalha com todo o tipo de mobiliário, desde que seja feito de madeira. Isso inclui desde armários, roupeiros, cristaleiras, aparadores, mesas de apoio ou cadeirões. Caso tenha tecido, há a possibilidade de criar uma nova estofagem, com outro padrão ou cor.
Todos os trabalhos são feitos através de orçamento, que poderá pedir através das redes sociais ou pelo contacto (963 212 915).
Carregue na galeria para conhecer alguns dos trabalhos de Ester e o seu marido, Andy com a Revival Barreiro.

LET'S ROCK







