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Este casal português lançou o primeiro edredão para dormir “com os pés de fora”

A roupa de cama da Sleets tem uma abertura extra para poder manter-se fresco. Tudo porque Diogo e Catarina não se entendiam.
O casal pegou numa tesoura e voilà.

Diogo Melo dorme constantemente com calor, enquanto a mulher, Catarina Sousa e Melo, está sempre com frio na cama. Desde que começaram a viver juntos, em 2006, não encontravam uma solução que correspondesse perfeitamente às necessidades opostas de temperatura. Como resultado, todas as noites eram um verdadeiro caos.

Houve uma noite em específico, em outubro de 2023, que correu tão mal que o desespero deu origem a “uma ideia ridícula”, como os próprios consideraram. O casal decidiu fazer um rasgo para meter os pés de fora, evitando o mesmo cenário, com a cama desfeita e os lençóis enrolados na cabeça de um deles.

A partir dessa noite, Catarina e Diogo, ambos designers industriais, começaram a desenvolver uma solução. Chama-se Sleets e trata-se de um conjunto de edredão e capa que oferece esta inovação pioneira. Quem os compra, pode deslizar para fora sempre que sentirem calor, ajudando na regulação da temperatura — e na vida a dois.

“Apesar de ter parecido absurdo, usámos os nossos edredões para fazer o primeiro protótipo e ficou tudo impecável. Parecia um produto de loja e eu passei o dia a querer voltar para a cama,” conta à NiT o fundador, que destaca as habilidades manuais da mulher, que também fazia roupa de bebés para batizados a partir de vestidos de noiva.

Quando Diogo filmou este resultado e mostrou a alguns amigos, foi quando se deu o clique de que não eram os únicos que precisavam deste produto. Muitos deles queriam saber onde compraram e quando respondia com um orgulhoso “foi a Catarina que fez”, todos achavam que estavam a brincar.

Os motivos para os pedidos, perceberam, eram variados. Alguns queriam fugir do calor, enquanto outros preferiam esta alternativa porque não gostavam do peso do cobertor em cima dos pés. “Havia quem dizia que preferia a sensação de liberdade e só gostavam de ter os pés soltos”, acrescenta.

Após vários meses de pesquisa, lançaram a marca através de uma campanha de crowdfunding, na plataforma INDIEGOGO. As sleets estão disponíveis em todos os tamanhos de cama padrão, com opções de uma ou duas aberturas para os pés, oferecendo opções de conforto mais personalizadas.

Feitas 100 por cento em algodão percal de 200 fios, com certificação sustentável BCI, os edredões e as capas são 100 por cento produzidas em Guimarães, no norte de Portugal. Além do design “super-confortável” e com “um toque luxuoso”, incluem botões de fecho rápido, fitas fixadoras de edredão e aberturas práticas para as mãos, que facilitam a colocação do interior.

“A nossa maior dificuldade foi perceber quem é que são as pessoas que, afinal, vão usar isto”, diz Diogo. Embora nunca tenham “ouvido ninguém a falar disto”, cruzaram-se rapidamente com estudos que afirmavam que, entre 10 a 40 por cento da população mundial sofre com calor quando está a dormir.

“É um dos principais motivos para as pessoas terem más noites de sono”, acrescenta. E, se já existiam várias marcas globalmente a vender edredões, cobertores e até lençóis mais frescos, não encontraram nenhuma que oferecesse este detalhe. “Acredito que fomos os primeiros a pensar nisto.”

Como a altura média em Portugal é diferente da que se verifica no resto do mundo, surgiram outras questões. Uma das principais é onde colocar o corte e qual a dimensão da largura, de modo a satisfazer a maioria dos hot sleepers, tal como Diogo. Só após vários meses é que chegaram aos modelos certos.

Numa fase inicial, a criação das Sleets está a ser financiada pela campanha de crowdfunding e a primeira leva inclui 150 conjuntos, que podem ser comprados em pré-venda. Diogo e Catarina esclarecem que não vão ter stock e que o volume de produção vai acompanhar os pedidos.

O casal acredita que, em cerca de três meses, estará a entregar os primeiros artigos. “A parte mais importante é recolher o feedback, que as pessoas digam o que correu bem e o que falta mudar”, conclui. “É um teste de mercado para esclarecermos estas dúvidas.”

Se a resposta for positiva, já estão a pensar em lançar uma loja online, mas sempre com pré-vendas. Outra das opções, que estão a ser estudadas, caso exista mercado, passa por parcerias com unidades hoteleiras. “Caso corra bem, não temos dúvidas que a ideia será copiada em dois segundos.”

O edredão dos sleets fica disponível na plataforma na segunda-feira, 3 de março, e o preço varia entre os 178€ e os 375€, consoante os extras que adicionar ao pedido.

 
 
 
 
 
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