Após perder Elsie, a primeira cadela, que teve durante cinco anos, Inês Rochinha sabia que queria voltar a adotar outro animal. E, dois anos mais tarde, a previsão concretizou-se. Como seguia o Instagram da associação onde encontrou a primeira companheira — O Cantinho da Milu, em Setúbal —, deu por si encantada com a doçura e a história de Dalila, com a qual se cruzou.
Tratava-se de uma cadela adulta, com quatro anos, “que tinha sido abandonada porque engravidou e todos os cachorros foram adotados”, recorda a criadora de conteúdos, de 31 anos, à NiT. “Mexeu tanto comigo que decidi ter a conversa com o meu marido para dar este passo.”
Dalila estava em modo de sobrevivência e não dava muita confiança a humanos, principalmente do sexo masculino, por possíveis abusos. O que sabiam é que veio de uma situação em que vivia negligenciada, numa varanda. Anos mais tarde, os antigos donos arranjaram outro animal, que engravidou Dalila, e foi dada para adoção.
Consciente da dor por trás da perda, o casal não resistiu à forma como a cadela se revelou um animal calmo e carinhoso, “como se fosse um reencontro”. No dia a dia, acrescenta Inês, “não podem faltar muitos beijinhos, o passeio e, claro, umas boas horas de sonho, sempre aninhada numa manta.”
Dali, como é apelidada carinhosamente, é também uma companheira aventureira e que gosta de brincar no exterior, sobretudo na praia. Nestes momentos, a dona percebeu que faltavam produtos no mercado que fossem duradouros e resistentes à água, mas com um design minimalista.
Depois do sucesso das coleções de joias, a empreendedora virou-se para um novo segmento. No dia 8 de dezembro lançou oficialmente a Dalilu, uma nova marca para cães (e para os donos, claro) com acessórios em cores vibrantes ideais para todas as brincadeiras dos animais de estimação.
“Pode soar cliché, mas não queremos ser apenas uma marca que vende produtos, mas que defende valores”, diz. “Queremos passar a mensagem de que assumir o lado mais imprevisível dos nossos patudos pode ser divertido. Os acessórios devem práticos e seguros para que, no final do dia, não haja frustrações quanto à longevidade do produto.”
O primeiro lançamento inclui três produtos, uma trela multifunções, que pode ser usada a tiracolo, à mão e à cintura, um arnês confortável e uma coleira resistente, ambas com tamanhos entre o S e o L. A fundadora incluiu ainda um Poop Bag revestido com lycra, o que o torna impermeável.
“Fizemos vários testes e alterações nos protótipos. O PVC Coating que é o material que usamos atualmente nos nossos produtos não é algo muito falado no mercado, mas a verdade é que oferece várias vantagens”, explica, destacando a impermeabilidade, a facilidade para limpar e higienizar e o fato de ser uma superfície resistente a manchas.
Quanto ao design, Inês focou-se em aspetos essenciais para garantir um bom passeio com os animais. “Testámos todos os produtos na Dalila, mas também noutros companheiros de quatro patas que conhecemos, de amigos ou colaboradores, para garantir que cumpriam os requisitos necessários para entregar a qualidade pretendida”.
As cores dos artigos também não são uma coincidência e cada uma representa um valor essencial. O amarelo, por exemplo, é associado à alegria, o rosa ao amor e cuidado, o laranja à energia, o azul à liberdade e o verde à aventura.
Para complementar a oferta, optou ainda por ter opções para humanos, quatro bonés produzidos em Portugal que fazem o match perfeito com os acessórios dos patudos. Surgem em quatro cores com várias frases como “My Dog Is My Plus One”, “Dog Walking Is My Cardio”, “Easily Distracted By Dogs” e “Woof Woof”.
“Encontrámos uma forma de inserirmos uma conexão entre cães e humanos. Queremos muito que a marca transmita essa ligação e o momento de passeio seja um ritual para ambos, que promove um estilo de vida ativo e mais momentos de qualidade com os nossos amigos patudos”, sublinha.
Enquanto os chapéus são todos produzidos em Portugal, “onde existe uma vasta indústria têxtil com qualidade”, para os acessórios animais, Inês pesquisou fornecedores internacionais com experiência na área, que acrescentaram aspetos importantes. Em Portugal, faltava know how sobre montagem deste tipo de produto, resistência e segurança.
A acrescentar par das características técnicas dos produtos, a etiqueta tem a parte solidária. Por cada encomenda, é doado 1€ a uma associação escolhida mensalmente, com o valor de dezembro a reverter para o Cantinho da Milu, onde tudo começou. Através das redes sociais, fazem ainda a divulgação de animais que estão para adotar.
Embora tenha arrancado com os básicos de passeio, que qualquer dono precisa, a empreendedora já tem vários objetos delineados para o próximo ano. A principal meta, conclui, é impactar “a vida de quem abraça estes animais no seu dia a dia” e aceitar as loucuras destes patudos. Afinal, a vida é realmente curta para comportamentos perfeitos.
A primeira coleção da Dalilu está disponível no site da marca e os preços começam a partir dos 9,99€. As encomendas a partir dos 70€ têm portes gratuitos.
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