compras

BeChosen: nova marca nacional ajuda as mulheres com mensagens inspiradoras

Após 17 anos no mundo empresarial, Sara Fernandes quis dedicar-se aos empreendedorismo — agora, quer ser um verdadeiro exemplo.
Foi lançada em 2025.

Após o nascimento do primeiro filho, quando já estava próxima dos 30 anos, Sara Fernandes decidiu traçar um novo plano para a vida. O objetivo era que, no espaço de uma década, conseguisse largar o mundo empresarial, a trabalhar “em empresas com ritmos acelerados e demasiados objetivos”, e concretizar o sonho antigo de lançar um negócio em nome próprio.

Esta meta foi-se moldando aos poucos. Em 2020, passados cinco anos, voltou a ser mãe e sentiu o ímpeto de avançar com um projeto específico. Nesse ano, criou a primeira marca de roupa, ChosenByMe, onde se dedicava à revenda de coleções de outras marcas, escolhendo todas as propostas e construindo looks originais.

“Sentia cada vez mais necessidade de ter outro estilo de vida, um onde tivesse mais liberdade”, explica à NiT a empresária, formada em comunicação social. E foi assim que, no final de 2024, após quase duas décadas em empresas como a Microsoft ou a Fnac Portugal, decidiu abandonar o emprego para se dedicar ao empreendedorismo — aos 39 anos, tal como previsto.

Desta aventura, nasceu a BeChosen, uma marca portuguesa de moda que acredita no poder da autoexpressão e do empoderamento feminino através de peças com mensagens de força, confiança ou determinação. Lançada em março, quer ser um movimento de e para mulheres que Sara descreve como “inspiradoras”.

A primeira linha é composta por várias T-shirts e sweatshirts com cores neutras, cortes modernos e materiais de qualidade, desenhadas para se adaptarem facilmente a qualquer guarda-roupa. O diferencial é que cada peça inclui mensagens de empoderamento, como “Mompreneur”, “Girls Power” e “Made for More”.

O conceito para o projeto surgiu na mesma altura em que decidiu criar uma comunidade para mulheres na mesma situação, a Empower Woman, com várias participantes que queriam criar negócios de raiz. “Não me queria sentir tão sozinha neste percurso, então podíamos partilhar todas as dores do empreendedorismo”, acrescenta.

“Tinha muitas mulheres que conhecia a dizer que era uma inspiração por conseguir trabalhar por conta própria antes dos 40. Confessavam que gostavam de ter essa coragem”. Agora ajuda essas mesmas pessoas a terem um estimulo para darem um passo em frente, usando a moda para passar mensagens de motivação e incentivo.

As peças base são compradas a uma empresa em Aveiro, mas os designs são todos idealizados por Sara, após várias experiências em Photoshop. Segue-se a seleção das mensagens, assim como a produção e a estampagem direta nas peças, com uma máquina que comprou.

Todas as T-shirts e sweatshirts, produtos escolhidos pela sua versatilidade, seguem um processo de produção ético, garante a fundadora. O objetivo é apostar sempre numa moda consciente e sustentável, “aliando estilo e propósito”.

“A minha ideia era juntar estes dois projetos num só, unindo a comunidade e a loja de roupa”, continua. “Vejo a BeChosen como um movimento e gostava de poder juntar várias destas mulheres que se identificam num evento presencial.”

Na próxima coleção de verão, Sara quer trazer “mais cores e outro tipo de materiais”. E acrescenta: “Quero ainda expandir para tops e, quando chegar o inverno, vou apostar mais em sweatshirts e noutros artigos que ainda estou a estudar.”

A longo-prazo, o grande objetivo é transforma a BeChosen numa “marca transversal à vida da mulher”, o que pode passar por uma seção de casa, com canecas e pósteres inspiracionais, e uma secção de papelaria com cadernos personalizados. 

A primeira coleção da marca está disponível no site da marca. Os preços variam entre os 22,90€ e os 29,90€.

Carregue na galeria para ver algumas das propostas.

MAIS HISTÓRIAS DO BARREIRO

AGENDA