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Provas de vinho, tostas e bolachas “vaidosas”: A Mercearia 73 está cheia de novidades

Depois do sucesso dos primeiros quatro meses, João e Paula prepararam o novo ano a pensar nos clientes.
Os vinhos Constança.

As redes sociais são um dos meios favoritos para muitas pessoas que procuram um parceiro com quem partilhar a vida. Se é verdade que as coisas nem sempre correm bem, também existem casos de sucesso e histórias para mais tarde contar aos filhos e aos netos. Que o digam João Pinto e Paula Silva, que estão juntos há cerca de cinco anos. 

Entre todos os pontos que os ligavam, a paixão por produtos típicos sempre foi um dos destaques. Depois de vários encontros em lojas do género, o casal decidiu que estava na altura de abrir um negócio próprio, numa área muito diferente daquela em que se formaram.

“Trabalho como supervisor na indústria automóvel e a Paula já tinha 19 anos de experiência na área financeira. As funções eram exigentes e ela já não se sentia realizada. Como no Barreiro não é um conceito muito comum, percebemos que havia espaço e atirámo-nos de cabeça”, contou o setubalense de 53 anos à NiT, em outubro de 2024.

Da vontade de mudar de vida, nasceu a Mercearia 73, um espaço dedicado à venda de produtos tradicionais, “que não se encontram nos supermercados”. Desde o “fenómeno” das broas alentejanas simples (1,90€), com passas ou chouriço (2,70€) às bolachas artesanais de Alecrim Dourado (3,95€), produzidas em Rio Maior, não esquecendo os queijos e os vinhos, os doces tradicionais e os chás, a mercearia vende um pouco de tudo e trabalha só com pequenos produtores nacionais.

Cerca de quatro meses depois da inauguração, já se pode dizer que o negócio tem sido um sucesso e a “loucura” da época natalícia foi uma das provas mais evidentes. “Ficámos com a loja praticamente vazia por duas vezes. Os chás em forma de gomas de ursinhos foram os mais procurados”, conta João Pinto à NiB.

Terminadas as festas, o casal decidiu fazer alguns ajustes. “Quando reabrimos, a de 7 de janeiro, fizemos umas pequenas mudanças no layout da loja, repusemos os artigos que esgotaram e acrescentámos novas categorias”.

E assim foi. Quando a NiB visitou a mercearia dos Fidalguinhos, na passada quinta-feira, João tinha acabado de receber alguns dos novos produtos, que passaram a estar disponíveis para os curiosos que entrem na loja. A juntar às opções já existentes, os clientes podem, agora, comprar biscoitos da marca Duriense (3,85€), “bons para acompanhar o chá”, amêndoas de chocolate de leite, branco e negro (3,85€) e granolas sem glúten (9,30€ e 10,50€), da marca portuguesa, Mother Beale. 

A mercearia recebeu as bolachas vaidosas (5,00€ e 5,30€), que não só adoçam a boca, como vêm acompanhadas por mensagens escritas nas caixas, como “espelho meu, espelho meu, haverá bolacha melhor que a minha?” ou “e viveram felizes para sempre, compartilhando felicidade, amor e um pacote de bolachas”.

A outra das prateleiras da mercearia chegaram, também, as tostas de beterraba, alfarroba, batata doce, aveia e batata doce com figo (4,30€) e os doces de laranja, dióspiro, abacate romã, da região do Algarve, feitos a partir de fruta reaproveitada pelos produtores, que têm um custo de 4,20€.

Sempre a pensar em inovar, o casal preparou uma novidade para o Dia dos Namorados, que se aproxima. “Assim como fizemos na altura do Natal, com os chás, vamos ter uns packs, que vão incluir o Beijocas, um vinho rosé pensado para as mulheres e um tinto da Quinta do Beijo. O preço rondará os 10€”, contam.

Para fechar as novidades, João revelou que vêm aí provas de vinho mensais. “A partir de fevereiro, vamos tentar fazer uma apresentação dos vinhos, juntamente com o produtor. Ao mesmo tempo, queremos dar a conhecer os nossos produtos”.

Ainda sem data definida, a previsão é de que as provas arranquem em fevereiro, depois do Dia de São Valentim. João e Paula prometem uma experiência vínica diferente e destacam, para começar, os vinhos “Constança”, produzidos no Alentejo.

“Os clientes vão ficar surpreendidos com a qualidade e originalidade dos vinhos, certificados como bio e vegan, com pouca intervenção, poucos químicos e um baixo teor em álcool. São muito equilibrados”. Os eventos irão realizar-se à porta fechada e será cobrado um valor simbólico por pessoa.

Quem ainda não visitou a mercearia este ano, pode contar com uma nova disposição dos produtos. “Mudámos por dois motivos. Primeiro, para melhorar a circulação na zona da ilha. Tínhamos uma mesa retangular e trocámos por esta redonda que permite que as pessoas circulem à volta e vejam os produtos com mais facilidade. Depois, queríamos dar um toque rústico, colocando uma mesa antiga, e acabámos por ganhar mais espaço, não só de arrumação, como também, para novas prateleiras”, concluem.

Carregue na galeria para ver algumas imagens do espaço e dos produtos da Mercearia 73. 

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praça Eduardo José de Almeida Fernandes, 6A
    2835-337 Barreiro
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta, das 9h às 13h e das 15h às 19h
  • Sábado, das 9h às 13h
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Mercearia

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