comida
ROCKWATTLET'S ROCK

comida

Petisqueira muda-se para antiga Cristelle-mar com nova estrela no menu

O restaurante troca o centro pelo Polis,"o mais tardar, até ao fim do ano" e reabre a antiga marisqueira.

Da Avenida da Praia para a antiga mariqueira Cristelle-Mar, na Rua de Maputo, vulgo Polis, os pratos da Petisqueira atravessam a cidade transportando anos de memórias à mesa. As ostras continuam a abrir a refeição, frescas e salgadas, acompanhadas por berbigão e amêijoa. O pão torrado segue também viagem, pronto para acompanhar cada petisco. As febrinhas temperadas e trinchadas e o choco frito prometem manter o sabor dos encontros antigos.

A bochecha de porco, os camarões ao alhinho, as saladas de polvo e de ovas, os lombinhos de veado e de canguru, as moelas e os pregos permanecem no menu, firmes na tradição da casa. Conquilha, canilha, burrié, sapateira, navalheira e estrema completam a oferta de mariscos e frutos do mar, mantendo viva a memória da marisqueira que existia naquele espaço, antes de a Polis se tornar o novo centro da cidade. Na época, os caracóis continuam a ser servidos, garantindo a continuidade das rotinas de quem segue a gastronomia sazonal da casa.

No centro da mesa surge “a grande novidade do menu”: o frango assado. Sem substituir os clássicos, acrescenta a componente churrasqueira a uma nova fase, reforçando a identidade da Petisqueira. “Na Petisqueira temos petiscos, todos ao mesmo nível, e agora trazemos os frango para prato principal,” explica-nos Alexandre Pires, sócio e proprietário de outros negócios na área da restauração como o Fondue, o Talho Central e o Ilha Ciao Bella.

É um restaurante de frango, mantendo os petiscos clássicos. O frango assado vai ser o prato principal, mas sem substituir os pratos que todos conhecem”, indica. “Temos o espaço – na Rua de Maputo – há cinco anos. As obras estão na fase final e está na hora. O sítio antigo era bastante limitado em termos de condições. Aqui temos mais espaço de cozinha e para receber”, diz, enquanto apresenta a ideia. “Inicialmente, era para ser um espaço dedicado ao frango. E porque não passar a casa para lá e dar-lhe esta nova vertente?”.

A mudança está prevista para o início de dezembro e acompanha o boom imobiliário que está a redesenhar o Barreiro. “Quanto mais rápido melhor.” Reabrir a porta da Cristelle-Mar é também uma forma de dar mais opções gastronómicas aos futuros inquilinos do condomínio de luxo Nooba, paredes meias com esta marginal da Verderena e Santo André.

Encerrada durante a pandemia, a marisqueira que já existia antes do Polis ser Polis e serviu de ponto de encontro ao marisco da cidade. Antes do final do ano, a Petisqueira assume o lugar. “Não vamos fazer festa de despedida formal, mas a memória da casa vai connosco”, compromete-se Alexandre.

A nova Petisqueira na Rua de Maputo surge como um ponto de encontro renovado, capaz de integrar os sabores tradicionais com os novos pratos e de acompanhar a transformação da Polis e o crescimento dos condomínios de luxo. A memória do Barreiro permanece viva em cada mesa e em cada prato, oferecendo aos clientes uma experiência completa, onde tradição e novidade coexistem com equilíbrio.

ARTIGOS RECOMENDADOS