A cozinha nacional voltou a ter reconhecimento internacional. Depois de ter considerado o pastel de nata como o melhor doce português, o TasteAtlas, o site internacional especializado na partilha de pratos típicos dos vários cantos do mundo, voltou a destacar a pastelaria em Portugal.
Anualmente, a plataforma criada pelo jornalista croata Matija Babić em 2015 revela uma lista das melhores gastronomias e pratos do mundo com base nas avaliações médias dos utilizadores para pratos e países. No top que diz respeito aos doces e sobremesas, os pastéis de Belém ficaram em primeiro lugar, com base em 25,737 votos em 496 catalogados, revelou o TasteAtlas no passado dia 15 de dezembro.
“O Pastel de Belém é uma torta de creme de ovos tradicional portuguesa e a antecessora do famoso pastel de natal. Feito com uma massa folhada e um recheio cremoso de leite, ovos, açúcar, limão e canela, remonta a 1837, quando foi criado pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos”, escreveu a plataforma. Em terceiro lugar da lista surge o pastel de nata.
Em novembro, o guia partilhou a lista com os melhores e piores pratos portugueses. Sem surpresas, em primeiro lugar encontramos os pastéis de nata e, em segundo, o prato favorito do cantor Nick Cave, amêijoas à Bulhão Pato, ambos com uma avaliação de 4,6 estrelas. A completar o pódio encontram-se as espetadas da Madeira que mereceram 4,5 estrelas. A lista continua com carne de porco à alentejana, bolo do caco, frango assado com piri-piri, bitoque, polvo à lagareiro e o popular pão de ló de Ovar.
Além de classificarem os melhores pratos, houve ainda espaço para determinarem as piores propostas da cozinha nacional. Bacalhau com todos e bolo-rei são duas propostas que não impressionaram os especialistas, mas o pior de todos pode até surpreender os portugueses mais orgulhosos: em último lugar na lista da TasteAtlas está o Maranho da Sertã, um enchido feito à base da carne de cabra e de ovelha, em que recheiam o bucho, isto é, o estômago do animal.
Para chegar a estes resultados, a organização baseia-se nas avaliações de visitantes nas redes sociais e no seu próprio site. Depois usa ferramentas de inteligência artificial para validar as avaliações, fazer a média das classificações e organizar os próprios rankings. As listas podem comparar diferentes pratos com os mesmos ingredientes ou técnicas de preparação, pratos de determinada culinária com uma melhor nota geral ou ainda classificações mais abrangentes.
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