Na língua portuguesa, o termo japonês “Akatsuki” significa “alvorada” ou “amanhecer”. Já no Japão, esta palavra pode ter diferentes significados, dependendo do contexto. Um deles é uma referência da cultura pop japonesa e está ligado a uma das série de anime e mangá (banda desenhada japonesa) mais reconhecidas em todo o mundo. Falamos de “Naruto”, um sucesso entre fãs de todas as nacionalidades.
Em Naruto, Akatsuki é o nome de uma organização composta por ninjas renegados de diferentes vilas, cada um com habilidades únicas e passados complexos. Se, inicialmente, os propósitos desta organização estão envolvidos num grande mistério, mais tarde, os espectadores ficam a saber que o grupo tem ambições sombrias e até questionáveis.
Ficção à parte, importa dizer que o termo japonês ganhou, no dia 22 de novembro de 2024, um novo significado e uma “casa” no Barreiro: é o novo spot de comida chinesa da cidade, gerido por Xana, uma jovem com 20 anos e Xu, com 28.
Os dois responsáveis pelo restaurante são chineses e chegaram a Portugal há cerca de dez anos. Este negócio é o ponto que têm em comum, mas, no que diz respeito à decoração do espaço, inspirada no anime japonês, não podiam estar distantes um do outro.
”A Xana não gosta deste estilo de séries, mas eu sei que o Naruto é um dos animes mais famosos e que quase toda a gente conhece”, confessa Xu. A verdade é que a aposta parece estar a ter resultados, uma vez que “quase toda a gente comenta que o espaço é lindo”.
Mantendo-se fiel às origens asiáticas, a dupla apostou em “realizar o sonho” de ter um restaurante onde os clientes podem comer, não só comida chinesa e japonesa, como também pedir pratos da cozinha portuguesa.
“A ideia é ter um espaço com diferentes tipos de comida”, explica Xana. Apesar desta variedade, o menu conta com alguns dos clássicos chineses que fazem as delícias dos foodies de todos os cantos do mundo. Dos destaques da casa, fazem parte o arroz chao chao, a massa salteada, os fritos e as gambas. Porém, a escolha número um dos visitantes do Akatsuki é outra: as gyozas de porco. “É o prato que mais nos pedem”, referem.
Se, por esta altura, já está a pensar em visitar o restaurante várias vezes para provar cada um destes pratos, a NiB tem boas notícias: pode experimentar todas de uma só vez e, ainda, repetir até não conseguir mais. O restaurante funciona com serviço de buffet, divididos em menu de almoço (14,90€ por pessoa) e menu de jantar (18,90€ por pessoa), com bebidas à parte. As reservas para grupos acima de dez pessoas têm um desconto de dez por cento.
Ainda que não corra o risco de sair do restaurante com fome, Xana alerta para a regra número um do espaço. “Podem experimentar todos os pratos, desde que não desperdicem comida. É uma das nossas grandes preocupações”.
Quando se mudaram para Portugal, Xana e Xu não sabiam o que iriam encontrar, mas acabaram por arriscar e construíram uma vida no País que consideram ser “calmo e silencioso”. A aventura na área da restauração já não é novidade, até porque a dupla é proprietária de outro Akatsuki, localizado na Costa da Caparica. No que diz respeito ao novo espaço, o feedback dos barreirenses “tem sido muito bom”.
Carregue na galeria e veja algumas imagens do espaço.