comida
ROCKWATTLET'S ROCK

comida

Este empadão de batata doce e lentilhas é o prato vegan de conforto para os dias frios

As temperaturas baixaram e as receitas de forno voltam a ganhar espaço no menu semanal. Esta também serve para aproveitar os legumes que estão esquecidos no frigorífico.

Um empadão faz parte daquilo a que chamamos “comida de conforto”. São pratos com sabor caseiro, associados à infância, a momentos felizes, a memórias com a família e amigos. Trazem para a mesa uma sensação de bem-estar, de nostalgia e de segurança.

Com um toque mais saudável, esta receita vegan foge ao típico puré de batata normal com carne picada. Em vez disso, usa lentilhas com legumes e batata doce, perfeito para os dias frios de outono.

O prato é “uma delícia, saciante e nutritivo”, diz a autora, Vânia Ribeiro, do blog Made by Choices. Destaca as lentilhas porque são “uma leguminosa mais nutritiva quando falamos de fontes proteicas de origem vegetal”.

As lentilhas são as castanhas ou as verdes e podem até ser substituídas por feijão ou grão. Se quiser, use só mesmo legumes. É um dos pratos a que Vânia costuma chamar de “limpa frigoríficos” porque dá para aproveitar algum vegetal que está esquecido no frigorífico.

Uma dica é que pode aproveitar para fazer logo uma quantidade maior de recheio e congelar. Assim, não só fica com parte do trabalho feito se quiser repetir o empadão ou como pode reutilizar para outras receitas.

Do que precisa

Para o puré de batata doce

– 800 gramas de batata doce (qualquer variedade)
– 3 colheres de sopa de leite vegetal
– 1 colher de café de pimenta preta
– 1 colher de café de noz moscada
– 1 colher de chá de alho em pó
– Uma pitada de sal

Para o recheio de lentilhas e vegetais

– 1 cebola média
– 2 colheres de sopa de azeite
– 2 tomates maduros
– 200 ml de polpa de tomate
– 1 alho francês
– 200 gramas de cogumelos frescos (qualquer variedade)
– 1 curgete média
– 2 cenouras médias
– q.b. de água
– 1 chávena de lentilhas castanhas já cozidas
– 200 gramas de milho cozido (opcional)
– 1 colher de chá de pimenta preta moída
– 1 colher de chá de noz-moscada
– 1 colher de sobremesa de alho
– 1 colher de sopa de tomilho seco
– 1 pitada de sal

Como se faz

Lave muito bem a batata doce, descasque e corte em cubos. Coza as batatas a vapor ou em água por 15 minutos. Quanto estiverem cozinhadas, descarte a água e transfira para um processador de alimentos (pode ser feito com varinha mágica).

Numa caçarola ou tacho, junte a cebola picada e óleo de coco. Deixe refogar até a cebola estar translúcida. Depois, acrescente às batatas a pimenta, a noz-moscada, o alho em pó e o sal. Triture tudo muito bem. À medida que as batatas vão sendo trituradas, junte duas a três colheres de leite vegetal e deixe na consistência que mais agradar.

Para o recheio, comece por descascar a cebola e as cenouras. Pique a cebola e corte o alho francês em rodelas. A cenoura e a curgete em cubos mais pequenos. Os cogumelos têm de ser limpos e depois cortados em tiras. Triture o tomate. Depois, coloque azeite a aquecer num tacho e refogue a cebola até ficar macia. Junte o alho francês e os cogumelos e deixe saltear. De seguida, adicione a curgete, as cenouras e o tomate em polpa. Envolva bem.

Tempere com noz moscada, alho, pimenta e sal. Se for necessário, pode adicionar água para fazer molho. Deixe ferver e cozinhar por 10 minutos. Quando estiver pronto, junte as lentilhas cozidas e o milho, retificando os temperos e a água, e deixe ficar mais cinco minutos.

Antes de montar o empadão, pré-aqueça o forno a 200 graus. A seguir, cubra uma travessa com o recheio e, por cima, coloque o puré de batata-doce e alise bem. Tempere com azeite e leve ao forno por 10 minutos ou até tostar ligeiramente. Sirva bem quente e com uma boa salada.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas deliciosas e fáceis de fazer.

ARTIGOS RECOMENDADOS