Com vista para o rio e um pôr-do-sol que rivaliza com os melhores do Barreiro, o Coffeebox tornou-se mais do que um simples café: é um ponto de encontro para todas as gerações e um projeto que reflete a ambição e dedicação dos proprietários, André Segundo e André Cansado.
André Segundo, 36 anos, é barreirense de gema e conheceu o sócio e amigo através do desporto. Anos mais tarde, a amizade transformou-se numa parceria de negócio. “Trabalhámos muitos anos no ramo das vendas e do atendimento ao público. Até chegarmos ao Coffeebox”, conta André Segundo. Ter um negócio próprio era um desejo antigo. “Trabalhei como chefe de equipa em alguns projetos e isso sempre me despertou grande interesse. Gostava muito do que fazia, de liderar, do espírito de equipa e da componente humana”.
A ligação ao espaço nasceu ainda antes de a dupla de amigos ficar com o negócio. Em 2015, trabalhavam os dois no Coffeebox — na altura, propriedade do seu patrão. “Ele quis dedicar-se a outros negócios e eu e o André acabámos por ficar com o café, a 1 de abril de 2016”.
O conceito manteve-se semelhante ao anterior — que já existia desde 2012 — mas o novo capítulo trouxe outra energia. “Trouxemos uma dinâmica diferente e uma maior variedade de produtos”, explica. Hoje em dia, quem entra no Coffeebox encontra um café com esplanada, onde cabem várias gerações. “O nosso espaço tem uma particularidade: consegue juntar várias faixas etárias. De manhã, recebemos as avós, à tarde os pais e à noite os filhos”.
No que diz respeito ao menu, as tostas são um dos ex-libris da casa. “Temos cerca de oito ou nove tostas diferentes, que se destacam pelo tamanho. Uma chega para duas pessoas”. As opções vão desde as de atum às de frango, delícias do mar, camarão, cogumelos frescos, queijo e presunto, com preços que variam entre os 6€ e os 9,50€. Além desta especialidade, há também bifanas, pregos, cafetaria, chás, petiscos e — nesta altura do ano — caracóis todos os dias.
O espaço está aberto diariamente, das 8 horas à meia-noite, com horário alargado até às 2 horas nas noites de sexta, sábado e vésperas de feriado. “Temos música ambiente, tanto dentro, como fora, que vai alternando conforme a hora do dia. De manhã é mais calma e relaxante, para aproveitar o início do dia. À tarde, temos uma música mais para o pôr-do-sol e à noite outro género, sempre adaptado ao público-alvo”.

O que também não falta são os eventos, como a noite de Santos Populares (com entrada livre), marcada para este sábado, 7 de junho, a partir das 18 horas. “Vamos ter animação, muita música, muita comida e bebida, luzes, bandeiras, enfim, tudo o que é tradicional nos Santos Populares”.
A localização é um trunfo que André não hesita em destacar. “Atrevo-me a dizer que é um dos melhores pôr-do-sol do Barreiro, uma vez que tem elementos muito peculiares da cidade, que valorizam muito a vista”.
Na altura em que se tornou proprietário do Coffeebox, André tinha 27 anos e muita ambição. Hoje, aos 36, continua com a mesma vontade de fazer crescer o projeto e promete novidades para breve.