comida

Da carta a uma nova morada. Quase um ano depois, o Voraz está cheio de novidades

A New in Barreiro falou com o chef Bruno Xavier que contou alguns dos planos para 2025. Há dois novos espaços a caminho.

Com quatro bancas no Mercado Municipal 1.º de Maio, no Barreiro, o Voraz começou a conquistar os habitantes no ano passado. O “novo conceito”, pensado pelos chefs Joaquim Saragga Leal, Tiago Emanuel Santos e Bruno Xavier, é uma combinação de espaços dedicados ao sushi, à cozinha moderna de autor, às sobremesas e ao café e, por fim, às sandes. 

Alguns meses após a inauguração, Tiago Santos, de 36 anos, explicou o projeto à NiT. “São quatro estabelecimentos sob o nome Voraz, cada um com a sua personalidade, mas colaboram para criar uma experiência gastronómica verdadeiramente excecional e diferenciadora com um foco na sustentabilidade e responsabilidade social”. 

Aberto há cerca de um ano, o projeto que tem como objetivo oferecer uma experiência “muito pessoal, semelhante a estar em casa com os amigos”, tem tido resultados positivos. “Ainda bem que decidimos viver esta aventura. Temos recebido muito carinho e ajuda das pessoas, quer sejam clientes ou colegas aqui do Mercado, da nossa equipa, da Câmara Municipal. Toda a gente tem sido muito solícita do próprio mercado. A experiência tem sido boa”, conta Bruno Xavier (mais conhecido por Xavi) à NiB.

Com uma carta “mutável ao longo do ano”, os clientes são sempre desafiados a experimentar novos pratos em cada uma das bancas, e é provável que a próxima mudança chegue ainda esta semana. “Vamos lançar a nova carta do Izakaya esta sexta-feira”, revela Xavi.

“Começámos com um conceito limitado ao sushi e queremos que ele evolua para uma taberna asiática, para opções que sejam de influências e cobrir uma maior área tanto do confecionado quente como manter algumas pequenas peças do sushi. No fundo, o objetivo é sermos mais abrangentes, inovadores e divertidos”. Segundo Xavi, a renovação dos menus continuará com o Cozinha de Raíz (prevista para o final do mês), mas as novidades não ficam por aqui e há mais do que uma a caminho.

A primeira tem data marcada para dia 1 de março e um nome definido: “Sarilho”. “Vai ser uma padaria, situada numa loja com uma parte virada para o exterior, aqui no Mercado. O conceito vai basear-se na fermentação lenta, mas com uma diferenciação. Em vez de trabalharmos muito o pão nórdico, queremos criar um repositório da tradição portuguesa, ou seja, ‘recuperar’ os pães portugueses que se foram perdendo”.

Assim, os bestsellers da nova casa serão a regueifa, típica da zona norte, a bica de azeite da Beira, o pão de cornos e a massa sovada açoriana. Além disso, o espaço — que se encontra na fase dos acabamentos finais — “servirá como expositor da pastelaria e até de alguns petiscos”, nunca perdendo o foco no pão.

A segunda novidade, prevista para o verão deste ano, chama-se “Nú” e terá uma morada nova. “Era um desejo nosso e de alguns clientes que se sentavam aqui e perguntavam ‘quando é que vão apostar num espaço próprio?’, muito pela necessidade de terem um espaço da nossa autoria ao qual se pudessem deslocar, sem limitações de horários. E pronto, acabámos por sair vencedores de uma hasta da Câmara Municipal em conjunto com o Convento da Madre de Deus da Verderena, que é onde se localizará o restaurante”.

O conceito do Nú continuará a passar pela “cozinha de autor, um pouco como o Voraz, muito identitária, de regiões portuguesas com bastante influência, mas, sem dúvida, com pequenos twists e inovações. Com uma infraestrutura daquelas, pretendemos puxar pelos limites daquilo que conhecemos como a nossa cozinha”.

Além de explicar que o nome do novo restaurante teve origem na “ordem franciscana que habitava o Convento e vivia em condições de pobreza, vestindo apenas robes e sobrevivendo através de esmolas”, Xavi não deixa de realçar a importância que o Mercado teve no projeto Voraz. “Foi a nossa rampa de lançamento e o que permitiu que arriscássemos nestes projetos individuais em nome próprio. Somos muito gratos”.

Aliás, foi precisamente através das bancas no Mercado, que o Voraz foi reconhecido na 16.ª edição dos Prémios Mesa Marcada de 2024, alcançando o 58.º lugar — e único em representação do Barreiro — da lista dos “Preferidos”, que contava com um total de 439 restaurantes.

“Foi ótimo. Ao longo deste ano, temos vindo a desenvolver um trabalho que é muito focado em nós e em desenvolver este conceito e acho que é muito gratificante receber este tipo de reconhecimento porque não criámos o projeto com este objetivo. Estamos apenas a fazer a nossa cena”, conclui.

Carregue na galeria e veja algumas imagens do Voraz.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Eça de Queiroz
    2830-344 Barreiro
  • HORÁRIO
  • De terça a quinta-feira, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h
  • Sexta e sábado, das12h30 às 15h e das 19h30 às 23h
  • Fecha ao domingo e segunda-feira
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Cozinha de Autor

ARTIGOS RECOMENDADOS