Há quem diga que o brunch é só uma moda, mas os números provam o contrário. A cada semana, parece surgir um novo espaço dedicado a esta refeição que junta o melhor dos dois mundos: a descontração de um pequeno-almoço sem pressa e a abundância de um almoço bem servido.
Há apenas dois problemas: o preço, que muitas vezes é pouco amigável para carteiras mais apertadas e sair de casa pela manhã. A alternativa é convidar os amigos e preparar um grande banquete em casa.
Se já está a fazer contas às horas que irá passar na cozinha, pode relaxar. Basta optar por receitas simples, que não exigem muitos ingredientes, e conseguirá ter uma mesa farta tempo dos convidados chegarem.
O primeiro passo é definir as especialidades que gosta num brunch. Croissants, panquecas, waffles, bolos, pão e sumos naturais. Depois pode completar com fruta. A jornalista Clara de Sousa, que é uma entusiasta da cozinha, tem várias receitas pensadas para este momento do dia. A pivô é fã da regueifa à moda do Porto e todos sabem que não há nada como aquela que acaba de sair do forno. Se faz parte deste grupo, basta seguir a receita.
Os ingredientes são fáceis de encontrar. O truque está mesmo no tempo — como todas as massas lêvedas, esta exige paciência para deixar fermentar, o que demora cerca de uma hora. A melhor parte? Pode congelar a regueifa depois de pronta e guardá-la para quando quiser repetir o momento.
Para um toque salgado à mesa, pode experimentar a versão simplificada do tradicional pão de queijo — um clássico brasileiro de Minas Gerais, Brasil — que dispensa o polvilho azedo e os ovos. Leva apenas dois ingredientes e é ideal para quem procura algo prático.
Se não consegue passar um pequeno-almoço sem um pastel de nata, também não precisa de correr até à pastelaria mais próxima. Consegue fazer os bolos na air fryer em 20 minutos co ingredientes que todos temos em casa.
Para acompanhar pode fazer o típico sumo natural, ou então surpreender com uma limonada cremosa feita com lima, água e leite condensado. O resultado é uma bebida cremosa, quase como uma espécie de cheesecake líquido. Uma coisa temos a certeza, é que se experimentar a receita no próximo brunch, e a der aos seus amigos, eles não vão querer outra coisa.
Carregue nas setas abaixo para encontrar a lista completa de receitas para brunches caseiros.

LET'S ROCK







